Após ter sua candidatura à prefeitura de Nova Iguaçu indeferida na última sexta-feira (30) pelo juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 156ª Zona Eleitoral, Clébio Jacaré (União Brasil) enfrenta mais um obstáculo em sua campanha. O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou uma denúncia contra o candidato, acusando-o de realizar propaganda eleitoral irregular, incluindo a pintura de postes, calçadas e veículos com a cor verde, associada à sua campanha.
Segundo relatos feitos à Ouvidoria Eleitoral, Clébio Jacaré, com o auxílio de colaboradores, estaria pintando postes e calçadas públicas na cor verde, além de adesivar veículos de forma irregular, em desacordo com a legislação eleitoral. O MPE destaca, em sua denúncia, que tais ações representam uma descaracterização de vias públicas, mencionando especificamente a Estrada do Ambaí, em Miguel Couto, onde postes foram pintados, e um imóvel em Santa Rita, que foi pintado na mesma cor, mas que não está registrado como comitê de campanha.
O MPE solicita ao juiz da 157ª Zona Eleitoral que determine a suspensão imediata dessas atividades. O pedido inclui a ordem para que Clébio Jacaré cesse qualquer alteração em bens de uso comum, como postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus, além de impedir a circulação de veículos adesivados irregularmente. O Ministério Público também solicita que a administração municipal ou a concessionária de energia elétrica restabeleça o padrão original dos postes na Estrada do Ambaí e em outras áreas afetadas.