Ministra Sonia Guajajara receberá o título de Doutora Honoris Causa da Uerj

Com a titulação, Sonia, que é ministra dos Povos Indígenas, será primeira pessoa dessa etnia a receber a honraria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sonia Guajajara - Governo Federal

A ministra Sonia Guajajara e o geógrafo Pedro Geiger receberão o título de doutora e doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário da instituição durante uma sessão realizada na última sexta-feira (5). Com a titulação, Sonia Guajajara será a primeira pessoa indígena a receber a mais alta honraria. Com a homenagem, a Uerj será primeira instituição de ensino a conceder um Honoris Causa à ministra, que faz parte do Povo Tentehar (Guajajara).

Sonia Guajajara é graduada em Letras e Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e pós-graduada em Educação Especial, além de ser líder indígena à frente do Ministério dos Povos Indígenas, destacando-se por sua luta em favor do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas.

Em 2018, Sonia integrou a chapa encabeçada por Guilherme Boulos, ambos pelo PSOL, para a presidência da República. Em 2022, a ativista foi eleita, pelo mesmo partido, à deputada federal pelo Estado de São Paulo.

Sonia Guajajara tem a sua trajetória como líder indígena reconhecida internacionalmente, tendo participado de vários eventos da Organização das Nações Unidas (ONU), em várias instâncias, entre as quais: o Fórum Permanente para Questões Indígenas, o Conselho de Direitos Humanos e as Conferências Mundiais do Clima.

Advertisement

“A Uerj deve reforçar o seu compromisso social com o princípio de visibilização e reparação histórica em nome de todas as populações originárias. O histórico do trabalho de Sonia Guajajara revela a sua influência positiva na sociedade e a importância de seu engajamento para promover a justiça social, a preservação ambiental e os direitos humanos”, observou Affonso Nunes, conselheiro e relator do processo.

Com 101 anos, o professor e pesquisador carioca Pedro Geiger tem mais de 40 anos de serviços prestados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, aos 87 anos, Geiger autuou como professor visitante da graduação e da pós-graduação do Departamento de Geografia Humana (Igeog) da Uerj. Pedro Geiger também é autor de uma vasta obra, composta por mais de 70 títulos, entre livros e artigos em revistas especializadas. Ele também ministrou cursos em diversas instituições nacionais e internacionais. Entre elas, as universidades de Toronto (CA), Columbia (EUA), Texas (EUA) e Sorbonne, em Paris; e UFRJ e USP.

A titulação de Pedro Geiger será realizada no dia 29 de abril, às 17h, na Capela Ecumênica, no campus Maracanã da universidade. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann será um dos participantes. Neste dia, também será lançado o livro “Redes sociais do Urbano Brasileiro”, escrito por Geiger, às 18h, no subsolo da Capela.

Também serão homenageados pela Uerj, Keila Simpson e Gilberto Gil, que foram recém-aprovados para recebimento da distinção. Keila receberá o título no dia 18 de abril, às 15h, na Capela Ecumênica. O ex-ministro e multiartista Gilberto Gil será titulado em 18 de junho, às 17h, no Teatro Odylo Costa Filho.

A universidade ainda não comunicou quando será a solenidade de titulação de Sonia Guajajara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ministra Sonia Guajajara receberá o título de Doutora Honoris Causa da Uerj
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Ministra Sonia Guajajara receberá o título de Doutora Honoris Causa da Uerj
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui