Ministro da Justiça e Segurança Pública anuncia construção de presídios e de Casa da Mulher Brasileira no RJ

O acordo conta com a doação de equipamentos pelo governo federal, como viaturas, drones e armamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de prisão, meramente ilustrativa / Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (19/06), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o governador Cláudio Castro assinaram termos de cooperação para o combate à violência no Estado do Rio de Janeiro. As autoridades também assinaram os termos de implantação da Casa da Mulher Brasileira no Rio. O acordo conta com a doação de equipamentos pelo governo federal, como viaturas, drones e armamento. O acordo também tem como objetivo a cooperação entre os governos para reduzir o roubo de cargas no estado.

Entre as medidas também está o aumento na capacidade do sistema carcerário estadual e o acordo com a custódia federal de presos indicados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro como sendo de alta periculosidade. Durante o anúncio, o governador Cláudio Castro também informou que o Ministério disponibilizou algumas vagas para, de acordo com a necessidade, mandar alguns presos de alta periculosidade para presídios federais.

O ministro ressaltou que há projeto para a construção de novas unidades prisionais no estado. “Temos duas penitenciárias que vamos construir juntos, governo federal e do estado, no valor de 90 milhões“, disse Flávio Dino. As novas penitenciárias terão 1000 vagas no total, 800 vagas de segurança média e 200 vagas de segurança máxima.

Além disso, a unidade da Casa da Mulher Brasileira no Rio de Janeiro vai integrar diversos serviços no mesmo local, como acolhimento, triagem, delegacia para o registro de ocorrências, Ministério Público, Defensoria Pública, Juizado, cuidado de crianças, com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes, entre outros serviços. Segundo a Prefeitura do Rio, a Casa da Mulher Brasileira vai se somar aos 21 equipamentos municipais que já funcionam para promoção e enfrentamento da violência contra a mulher.

A Casa é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. As informações são do portal de notícias “g1”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ministro da Justiça e Segurança Pública anuncia construção de presídios e de Casa da Mulher Brasileira no RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui