Após as celebrações dos padroeiros, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, os Irmãos da Imperial Irmandade renderam preces em Ação de Graças pelos 384 anos de fundação da Irmandade de Senhora do Rosário e São Benedito, cuja igreja fica na Rua Uruguaiana, 77, no Centro do Rio de Janeiro.
Às 9h, os fiéis deram início à tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, percorrendo as imediações da Igreja, passando pelas ruas do Rosário, Gonçalves Dias, Sete de Setembro e Uruguaiana, sempre seguidos pela atenção respeitosa de pedestres e devotos que se destinavam ao cumprimento das obrigações do dia.
À frente do Santo Sacrifício da Missa ficou o Padre Robson Cristo de Oliveira, capelão da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos e Reitor da Igreja.
Em sinal de congraçamento, membros da Venerável Irmandade do Glorioso São Benedito, de Angra dos Reis; da Ordem Terceira Carmelita (OTC) – Sodalício da Lapa; da Arquiconfraria Mãe da Divina Providência; da Obra da Adoração Perpétua e Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento; da Devoção Mãe Rainha; da Confraria do Rosário; da Associação das Filhas de Maria e Aias de Nossa Senhora da Glória, prestigiaram o evento, reforçando os votos na Fé Católica.
Às homenagens à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos juntou-se a sobrinha do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil; a Princesa do Brasil, Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, que representou o monarca. Também prestigiou o evento, o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro, Dr. Bruno Hellmuth, diretores do Círculo e muitos monarquistas.
Ao fim da celebração, Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança permaneceu na Igreja para atender, de forma muito delicada, aos pedidos de respeitosos cumprimentos e fotografias, além de rápidas e cordiais conversas.
As festividades foram encerradas às 11h30, com um coquetel de confraternização dos Irmãos e convidados.