Moacyr Luz faz lançamento de novo álbum na Badem Powell nesta quarta

Antes do show haverá um bate-papo com Moacyr Luz contando sobre o processo de criação das músicas e as parcerias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto:Divulgação

Graças a sua alma boêmia, Moacyr Luz conhece o Rio de Janeiro como poucos. Frequentador de botequins, das casas, becos e vielas, desde seus personagens mais ilustres aos estabelecimentos anônimos, mas não menos importantes para a vida pulsante da cidade, Moa lançou no último dia 28, o álbum inédito “A Música do Músico”. Dia 23 de novembro será realizado um show de lançamento na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana. Antes do show haverá um bate-papo com Moacyr Luz contando sobre o processo de criação das músicas e as parcerias.

Para compor o álbum, Moacyr Luz convidou 11 parceiros instrumentistas e compositores, moradores ou nascidos na cidade do Rio de Janeiro – aqui lê-se todos amigos – pois segundo ele “havia a necessidade de se ter intimidade”. Todos os envolvidos são amigos de estrada, de alguma parceria anterior ou de uma admiração muito grande. E, principalmente, têm algum vínculo com a cidade maravilhosa. Como Moa não é de poucos amigos, ele reuniu grandes nomes da música brasileira para cantar sobre o Rio de Janeiro. São eles: Carlinhos 7 Cordas, Ricardo Silveira, Cristóvão Bastos, que pela primeira vez mostra a sua voz em uma canção, Alaan Monteiro, Bebê Krammer, Hamilton de Holanda, Zé Paulo Becker, Rogerio Caetano, Paulo Malaguti Pauleira, Carlos Malta e Guinga.

Eu acho que este disco é uma demonstração do amor que eu tenho pela música em si. A devoção e a minha entrega a um trabalho tem uma sintonia, modestamente falando, um pouco elevada, sem preocupação com modismos”, define o cantor. Completando 45 anos de carreira em 2022, ele fez parcerias que atravessam várias gerações, com poetas já consagrados como Paulo César Pinheiro e Aldir Blanc e com novos talentos como Alaan Monteiro, Bebê Kramer e Hamilton de Holanda.

Para Hamilton de Holanda, parceiro em outras melodias, é sempre uma alegria compor com o Moa, mas essa música traz uma história particular: Em “São dois irmãos, ele conseguiu captar um detalhe que faz parte da minha vida pessoal. Eu toco com o meu irmão, Fernando César, desde pequeno, e tem um momento na letra que cita sutilmente a música “Flor Amorosa” (de Joaquim Callado e Catulo da Paixão Cearense), um resgate de nós dois tocando choro. Moacyr sabe encontrar as palavras certas para as melodias”.

Advertisement
unnamed 4 Moacyr Luz faz lançamento de novo álbum na Badem Powell nesta quarta

Já a parceria com Carlos Malta para o álbum surgiu de uma forma bem carioca, um encontro inesperado em um restaurante da cidade, que além da faixa “Índia Flor”, rendeu uma arte do instrumentista. “Era pra ser uma tarde comum, dessas que você sai pra almoçar com a cônjuge, mas o Moa adentrou o recinto e se sentou ao nosso lado. Durante a conversa, perguntou se eu tinha uma melodia “letrável”, eu disse prontamente que tinha, e já comecei a sonhar em ser parceiro musical do Moa…que lindo! Ao chegar em casa enviei a composição, um samba canção com melodia progressiva e modulante. Não tardou a chegar a letra, a lenda de “Índia Flor”, uma fábula fantástica. Minha emoção foi tamanha que me inspirou a desenhar o personagem Índia Flor. É arte virando arte: uma música letrável, uma letra desenhável”, conta Carlos Malta.

O que o motivou a fazer este projeto foi o desejo de aproximar o público do músico e compositor popular, mostrando que a música instrumental não é ‘fria’, nem mecânica ou intelectualizada demais. Dá a possibilidade do grande público conhecer a música diretamente das mãos e instrumentos dos compositores e músicos que alimentam a cena brasileira. “Sempre me identifiquei com instrumentistas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Eles fazem do som a sua palavra, e às vezes com um lirismo de alta compreensão. Ao mesmo tempo percebi que o instrumentista não é encarado como um músico popular, ficou definido que música instrumental é música erudita, difícil. Foi então que eu pensei na ideia de popularizar esse trabalho. Trazendo uma expressão que o povo pudesse cantar, que pudessem ouvir uma outra visão desta música”, explica Moa.

Faixas como “O Barato do Lugar”, que abre o disco, “Dobrando a Carioca”, “Ladeira de Santa” e “Peladeiros” falam sobre o dia-a-dia e as paixões de quem vive a cidade, como a praia de Copacabana, as ladeiras de Santa Teresa, o carnaval e o futebol. Para desenvolver o projeto, que levou cinco anos para ficar pronto, Moa contou com uma diversidade de convidados e suas experiências que compõem um mosaico rico e único para a cidade do Rio de Janeiro. O público terá oportunidade de entender a cidade mediante outras vozes, acordes, tonalidades e cores. O álbum foi pensado para moradores da cidade do Rio de Janeiro, adultos e idosos de todas as classes e moradores de todas as regiões da cidade, amantes do samba, da MPB e da boa música.

O lançamento será realizado em dois momentos. No dia 28 de outubro o disco ficará disponível nas principais plataformas digitais. Já no dia 23 de novembro haverá um show de estreia, a preços populares, na Sala Baden Powell, em Copacabana, bairro do Rio de Janeiro. O projeto é realizado e patrocinado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

CD “A Música do Músico – Moacyr Luz e convidados”
Lançamento físico: 23 de Novembro
Show na Sala Baden Powell às 20h. Ingressos a R$ 10, 00
Bate-papo com Moacyr Luz às 19h

Faixas:
01. O BARATO DO LUGAR (Bebê Kramer e Moacyr Luz)
02. PELADEIROS (Rogério Caetano e Moacyr Luz)
03. O ELEFANTE (Ricardo Silveira e Moacyr Luz)
04. DOBRANDO A CARIOCA (Guinga e Moacyr Luz)
05. APLAUSO FINAL (Alaan Monteiro e Moacyr Luz)
06. LADEIRA DE SANTA (Carlinhos 7 Cordas e Moacyr Luz)
07. ÍNDIA FLOR (Carlos Malta e Moacyr Luz)
08. TABERNA E PURPURINA (Zé Paulo Becker e Moacyr Luz)
09. O TOM DA DESPEDIDA (Paulo Malaguti Pauleira e Moacyr Luz)
10. SAGITÁRIO (Cristóvão Bastos e Moacyr Luz)
11. SÃO DOIS IRMÃOS (Hamilton de Holanda e Moacyr Luz)

Formação musical (banda base):
Itamar Assiére – piano
Zé Luiz Maia – baixo
Luiz Augusto Guimarães – percussões
Junior de Oliveira – percussões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moacyr Luz faz lançamento de novo álbum na Badem Powell nesta quarta
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Moacyr Luz faz lançamento de novo álbum na Badem Powell nesta quarta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui