Uma das novidades dos últimos Jogos Olímpicos, disputados em Tóquio em 2021, o basquete 3×3 chegará ao Rio de Janeiro este ano. A modalidade foi a escolhida para protagonizar o evento ”Mano a Mano”, que tradicionalmente une grandes nomes do esporte a causas sociais. A edição de 2023, marcada para o próximo dia 26/11, acontecerá no Forte de São João, na Urca, Zona Sul da capital fluminense, e terá transmissão ao vivo da ”TV Globo”.
Na impressionante paisagem da região, o ”Mano a Mano” reunirá grandes nomes do basquete nacional e mundial para a competição. Nesta edição, a iniciativa será marcada pela luta contra o preconceito racial, que terá como mote o slogan ”Toco no Racismo”, que faz alusão ao movimento de defesa da modalidade.
O evento irá unir o sentimento de trabalho em equipe a esta pauta social tão importante e presente nas quadras de basquete ao redor do mundo.
Criado nas ruas dos Estados Unidos, o basquete 3×3 começou como brincadeira entre amigos, nas quadras comunitárias e quintais. Com a popularidade crescente, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) decidiu transformar a adaptação em modalidade oficial, e logo se espalhou pelo mundo, chegando, claro, ao Brasil. Depois de fazer sucesso em Tóquio, o basquete 3×3 participará pela segunda vez das Olimpíadas, em Paris, no ano que vem.