Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio

A unidade foi criada em 2008, mas em 2016, pelo então Secretário Estadual de saúde Dr. Luizinho, teve a mudança para o atendimento só para crianças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Google Street View / Reprodução

Pioneira no modelo de atendimento centrado em crianças e adolescentes, a UPA Pediátrica da Ilha do Governador foi criada em 2008, mas em 2016, pelo então Secretário Estadual de saúde Dr. Luizinho, teve a mudança para o atendimento só para crianças. Em 2019, a faixa etária para atendimento foi redefinida para de 0 a 17 anos, parâmetro que se mantém até hoje em dia.

Um modelo de sucesso, que funciona 24h por dia e é única, desse tipo, para crianças em toda região metropolitana do Rio.

atendimento upa ilha noticias Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio
Foto: Reprodução

DIRETORIA

carla pereira ilha noticias 20211217 100207 Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio
Foto: Reprodução

A diretora da unidade de atendimento é Carla Pereira, uma insulana nascida e criada na Praia da Rosa, onde é vice-presidente da Associação de Mulheres da Ilha do Governador. Ela assumiu a direção da UPA no início de dezembro de 2021, com a chegada da Fundação Saúde, que realiza uma transição ordenada da antiga gestão da Organização Social (OS), Viva Rio, que atuava no unidade de pronto atendimento.

Advertisement

Carla afirmou, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO RIO, que desde que assumiu o cargo muitas melhorias foram realizadas. “A gestão já trouxe diversas conquistas ao longo deste período, como a aquisição de uma ambulância própria que fica baseada 24h na unidade; aumento no quantitativo dos profissionais de saúde e administrativos; a inédita contração de fisioterapeutas, nutricionistas; a melhora na alimentação dos pacientes e funcionários; criamos uma nova diretriz de higienização; já realizamos inúmeros reparos internos e externos; melhora efetiva na iluminação e a manutenção que vem sendo constante”, completou.

A diretora ainda alega que o principal objetivo é tornar a UPA Pediátrica um local de referência, acolhedor e humanizado. “A Upa infantil é um legado importante para a população insulana. Garanto que temos na nossa equipe, profissionais extremamente qualificados, inclusive médicos insulanos, que trabalham com muito amor, carinho e dedicação. Este é o nosso diferencial”, garante Carla. 

WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.08.01 Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio
Foto: Carla Pereira

Atualmente, a UPA Pediátrica tem o objetivo de ampliar a conscientização dos responsáveis e dos educadores das unidades infantis da região sobre as doenças relacionadas ao inverno e ao frio. Foi criado, pelos profissionais da saúde da UPA, uma cartilha bem lúdica com dicas de cuidados preventivos que devemos ter com as crianças no inverno, período que aumenta as doenças respiratórias e claro, sobre a importância da vacinação infantil e do uso de máscaras em caso de sintomas gripais.

Durante as ações de distribuição das cartilhas, que teve início nesta semana na creche Casulo do Dendê que atende centenas de crianças das comunidades da região, os profissionais de saúde da UPA instruíram na prática como realizar uma lavagem nasal, tão importante na prevenção de doenças.

WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.08.00 Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio
Foto: Carla Pereira

A cartilha que traz desenhos para pintura, também leva no kit uma seringa para lavagem nasal e uma caixinha de giz de cera para que as crianças aprendam sobre a sua saúde brincando. A Cartilha também está disponível em PDF para impressão e o objetivo é disponibilizar o material para todos que desejam acessar o conteúdo.

WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.08.02 Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio
Foto: Carla Pereira

Carla Pereira, Diretora Administrativa da UPA Pediátrica da Ilha do Governador, declarou que o objetivo dos projetos é realizar uma gestão humanizada, com proximidade com a comunidade. “Também espero que, em um futuro próximo, tenhamos mais sinergia com as unidades básicas de saúde pública. Elas possuem papel fundamental para que as nossas crianças tenham acesso à saúde preventiva – tão importante e que faz a diferença ao longo da vida. Vejo claramente essa deficiência e já estamos trabalhando por isso dentro da nossa região”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Modelo de sucesso, UPA Pediátrica na Ilha do Governador é a única que funciona 24h por dia na região metropolitana do Rio
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Não irei generalizar, mas dizer que tem profissionais extremamente qualificados é um erro, passei por momentos de desespero naquela UPA, meu neto chegou de ambulância e uma mulher que se diz enfermeira expulsou ele e a mãe lá de dentro, foi um momento difícil, pois ele tinha que ser internado com urgência, e estava com o papel da VAGA ZERO, depois voltei na unidade para conversar com os responsáveis, e pelo oq sei a enfermeira que o expulsou continua lá, pois a unidade está Politizada e é por isso que esse país não vai pra frente.

  2. Essas informações a respeito da UPA NA ILHA DO GOVERNODOR é piada né… O atendimento não é bom. Enfermagem lhe dá com crianças e não consegue ter empatia.

  3. Se essa é a melhor, nao quero nem saber qual é a pior. Unidade politizada, crianças e mães sofrendo preconceito e com atendimento negado por eles. Vários casos de descaso com a saúde do próximo e principalmente, zero carinho com crianças. Não sei como essa gestão se mantém de pé, vão acabar matando alguém. Enfermeira Mariana Bello não sabemos ainda como mantém com COREN nas mãos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui