A premiada escritora Lygia Fagundes Telles, vencedora do Prêmio Camões e primeira mulher brasileira indicada ao Nobel de Literatura, terá mais uma de suas obras adaptada para o teatro. A partir de 4 de outubro, o público carioca poderá conferir a encenação do conto Senhor Diretor, extraído do livro Seminário dos Ratos (1977), no Espaço Abu, em Copacabana. A peça, protagonizada pela atriz Analu Prestes, tem idealização, dramaturgia e direção de Silvia Monte, e segue em cartaz até 10 de novembro.
Lygia Fagundes Telles teve várias de suas obras adaptadas para o cinema e televisão, mas poucas versões teatrais de seus textos foram montadas. Entre as exceções está o romance As Meninas (1973), que já recebeu adaptações para o palco e conquistou prêmios. Agora, o conto Senhor Diretor ganha vida no teatro pela primeira vez, em uma produção intimista e minimalista que promete aproximar o público da personagem central.
Encontro de duas grandes artistas
“Ao reler os contos de Lygia para a programação de Leituras em Cena, me deparei com Senhor Diretor e pensei imediatamente em Analu Prestes para interpretar a heroína da história. Foi o desejo de possibilitar o encontro de duas grandes artistas brasileiras, Lygia e Analu, que me levou a encenar essa obra”, celebra Silvia Monte. A diretora convidou a atriz para uma leitura do conto em maio, e o impacto positivo na plateia foi decisivo para a montagem do espetáculo.
Analu Prestes compartilha o entusiasmo: “Ao ler esse conto, fiquei fascinada. Uma das coisas que mais me encantou foi trazer a literatura para o palco, permitindo que o público entre em contato com uma grande autora e, talvez, se sinta incentivado a conhecer mais sobre sua obra. Levar a literatura ao teatro é uma forma maravilhosa de despertar o interesse pela leitura.”
Enredo e reflexão
No cenário minimalista, composto apenas por uma cadeira – concebido pela própria Analu Prestes, que também assina o figurino –, o monólogo retrata a personagem Maria Emília, uma professora aposentada de 62 anos, que, no dia de seu aniversário, caminha pelas ruas de São Paulo. Ao avistar a capa de uma revista com um casal seminu, Maria Emília se indigna com os rumos da sociedade e decide escrever uma carta ao diretor do Jornal da Tarde para expressar sua revolta. À medida que mentalmente elabora a carta, seu pensamento flutua entre recordações e reflexões sobre a vida.
“Senhor Diretor tem um elemento que me encanta: a forma bem-humorada e leve com que Lygia aborda temas profundos como solidão, juventude, envelhecimento, vida e morte. A personagem, fiel a tudo o que aprendeu como sendo a ‘vontade de Deus’, questiona sua própria trajetória no auge dos seus 62 anos. Mas será que ela acredita mesmo em tudo que lhe foi ensinado?” provoca Silvia Monte.
Proximidade com o público
O Espaço Abu, com capacidade para apenas 40 lugares, proporciona uma experiência intimista, reforçando a proximidade entre o público e a personagem. Para Silvia Monte, esse contato mais próximo é um dos grandes diferenciais da montagem. “Assim como nas leituras dramatizadas, será possível criar uma cumplicidade maior com o público, que se torna uma espécie de ‘Senhor Diretor’ ao qual a personagem se dirige diretamente.”
A iluminação de José Henrique Moreira e a trilha sonora incidental de Yahn Wagner complementam a narrativa, realçando momentos importantes da trama e intensificando a imersão do espectador na história.
Ficha Técnica:
Senhor Diretor
Baseado no conto homônimo de Lygia Fagundes Telles
Idealização, dramaturgia e direção: Silvia Monte
Com: Analu Prestes
Cenário e figurino: Analu Prestes
Iluminação: José Henrique Moreira
Trilha musical: Yahn Wagner
Fotografia: Alexia Maltner
Identidade visual: Sydney Michelette
Redes sociais: Jess Maestrini
Realização e produção: Terceira Margem Produções Culturais
Serviço:
Temporada: de 04 de outubro a 10 de novembro
Sessões: Sexta a domingo, às 20h
Ingressos: R$100 (inteira) / R$50 (meia entrada)
Vendas: Na bilheteria e online pelo site sympla.com.br
Duração: 50 minutos
Capacidade: 40 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Espaço Abu
Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 249 – loja E, Copacabana, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2137-4182 / 4184 (15h às 19h)
E-mail: espacoabu@gmail.com