Neste sábado (11/12), o monumento em homenagem a Noel Rosa, um dos símbolos do bairro de Vila Isabel, foi reinaugurado. Isto ocorre no dia em que o compositor, um dos grandes nomes da música brasileira, faria 111 anos. A escultura fica no Largo do Maracanã, no início do Boulevard 28 de Setembro.
Para coibir o vandalismo, foram instaladas câmeras de monitoramento, que ficarão 24 horas voltadas para a estátua de Noel Rosa e conectadas ao sistema do Centro de Operações Rio (COR). Elas fazem parte dos equipamentos utilizados na cidade por meio da PPP da RioLuz. Além disso, a parte interna do bronze do monumento, que era oca, foi preenchida com concreto para dificultar o corte e o furto de partes da escultura.
O prefeito Eduardo Paes esteve presente na reinauguração e ressaltou a importância de fazer mais uma homenagem a Noel: “Resgatamos aqui esse mestre, poeta, figura incrível, já tão homenageado por todos nós que gostamos de samba, da música brasileira. Que bom poder fazer essa homenagem, esse é um dia de alegria“.
Para a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, a volta de Noel Rosa é motivo de orgulho: “Por causa do vandalismo, o que sobrou do monumento precisou ser retirado e levado para um local seguro. Não apenas os moradores de Vila Isabel, mas todos os que amam o Rio e passavam por ali sentiam um aperto no peito ao ver o espaço vazio há quase três anos. Uma das prioridades da atual gestão era o restauro de Noel, que exigiu um minucioso trabalho. E nada melhor do que o aniversário dele para festejarmos essa volta”.
Para o restauro, foi chamado o criador do monumento, o paraibano Joás Pereira dos Passos. O conjunto de esculturas, feito em bronze, mostra Noel Rosa sentado à mesa de um botequim, sendo atendido por um garçom, ao centro de uma moldura formada por quatro portas estilizadas em granito e ferro. Uma cadeira vazia convida quem passa a sentar-se junto a Noel, numa referência a um dos grandes sucessos do compositor, “Conversa de botequim”. Inaugurada em 1996, a escultura é o primeiro monumento interativo do Rio de Janeiro.
já li e reli as letras do noel e tenho lá minhas dúvidas sobre seu talento, e também o fato de ser “um dos símbolos do bairro de Vila Isabel”. pra mim, um compositor bem mediocrezinho.