Monumento Natural das Ilhas Cagarras completa 15 anos com anúncio de trecho oceânico da Trilha Transcarioca

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras é uma das 340 Unidades de Conservação do ICMBio em todo o país e inaugurou, no dia de seu aniversário, a sua primeira embarcação oficial

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) é uma das 340 Unidades de Conservação Federais (UC) que o Instituto Chico Mendes (ICMBio) gerencia em todo o Brasil. Neste domingo (13/04), foram comemorados os 15 anos de criação desta área de preservação marinha, que é popularmente conhecida entre os cariocas como “as Ilhas Cagarras”, e o único Hope Spot (Ponto de Esperança) do Rio de Janeiro. O anúncio do primeiro trecho oceânico da Trilha Transcarioca e a inauguração oficial da primeira embarcação da UC marcaram o aniversário – além de uma exposição, mostra de fotos, bolo de aniversário temático e aulas lúdicas com uma “sereia” realizadas na colônia de Pesca Z13, no posto 6, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

No começo da manhã, o público aproveitou uma exposição de exemplares da fauna marinha nativa do MONA Cagarras, cedidas pelo acervo do Museu Nacional, como, por exemplo, estrelas-do-mar, esponjas e até um tubarão. Em seguida, graças às parcerias com o Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro e Instituto Mar Urbano, uma mostra fotográfica e maquetes que reproduzem as ilhas ganharam a atenção de quem passava pela região.

Junto com o projeto Mar de Conhecimento, a orla de Copacabana recebeu uma piscina com alguns animais marinhos vivos, como baiacu, ouriço-do-mar e estrela-do-mar. Comandando essa piscina, a bióloga Luciana Fuzetti, que se vestiu de sereia, e os pescadores Marcos Santana e Marcos Antônio de Sousa, deram uma aula completa de educação ambiental e pesca artesanal e sustentável durante o evento.

Considerada uma conquista simbólica para este aniversário, a primeira embarcação do MONA Cagarras foi exibida ao público também nesta manhã. Ela é uma lancha inflável cabinada com capacidade para até 13 pessoas, equipada com dois motores de 200hp e foi adquirida pelo ICMBio com recursos de compensação ambiental. De acordo com a administração, o objetivo é dar maior autonomia e ampliar a presença institucional na Unidade para melhorar a gestão e garantir a manutenção dos progressos obtidos. 

Rio ganha nova trilha oceânica

Durante a cerimônia com as autoridades e os convidados presentes, foi anunciada, pela primeira vez, a implementação do primeiro trecho oceânico da Trilha Transcarioca. Hoje, a Transcarioca é uma trilha de longo curso do Rio de Janeiro, com 180 km de extensão, que sai da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do município, e termina no Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, na Zona Sul. Com a aprovação da adesão da trilha da Ilha Comprida à Transcarioca, esta trilha de longo curso que o Rio já possuía agora avança para o mar.

Nosso planejamento é inaugurar, em agosto deste ano, um circuito de trilha na Ilha Comprida, que é uma das quatro grandes ilhas que formam o MONA Cagarras. A caminhada será sobre o costão rochoso e em pequenas áreas da Mata Atlântica insular. Estão sendo finalizados alguns ajustes, envolvendo o conselho gestor do MONA e do Mosaico Carioca, como, por exemplo, o modelo de visitação a ser adotado – que deve ser um modelo autoguiado, onde o visitante possa, por exemplo, contratar um guia na colônia Z13 ou escolher uma das empresas que já operam o turismo e são credenciadas pelo MONA Cagarras para transportar os visitantes. A partir daí, a pessoa chega até a Ilha Comprida, faz o desembarque e se conecta com o trecho insular da Transcarioca, seguindo toda a sinalização que já estamos instalando”, detalhou Breno Herrera, gerente da GR4 do Sudeste do ICMBio.

De acordo com o ICMBio, esta trilha oceânica foi desenhada há muitos anos, junto com os diversos conselheiros da UC, e é uma iniciativa prevista no Plano de Manejo e no Plano de Uso Público do MONA Cagarras. Está em conclusão a sinalização da trilha e a elaboração de placas interpretativas, além do trabalho final de credenciamento dos condutores que estarão autorizados a levar os turistas até a Ilha Comprida.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Monumento Natural das Ilhas Cagarras completa 15 anos com anúncio de trecho oceânico da Trilha Transcariocaddr newsletter Monumento Natural das Ilhas Cagarras completa 15 anos com anúncio de trecho oceânico da Trilha Transcarioca

1 COMENTÁRIO

  1. Isso é ótimo. Pessoas bem informadas ajudam na conservação das unidades… trilhas em ilhas é uma novidade muito especial e merecem um bom monitoramento com guias…
    Parabéns pela iniciativa!
    Boa sorte com a embarcação!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui