O Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) é uma das 340 Unidades de Conservação Federais (UC) que o Instituto Chico Mendes (ICMBio) gerencia em todo o Brasil. Neste domingo (13/04), foram comemorados os 15 anos de criação desta área de preservação marinha, que é popularmente conhecida entre os cariocas como “as Ilhas Cagarras”, e o único Hope Spot (Ponto de Esperança) do Rio de Janeiro. O anúncio do primeiro trecho oceânico da Trilha Transcarioca e a inauguração oficial da primeira embarcação da UC marcaram o aniversário – além de uma exposição, mostra de fotos, bolo de aniversário temático e aulas lúdicas com uma “sereia” realizadas na colônia de Pesca Z13, no posto 6, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
No começo da manhã, o público aproveitou uma exposição de exemplares da fauna marinha nativa do MONA Cagarras, cedidas pelo acervo do Museu Nacional, como, por exemplo, estrelas-do-mar, esponjas e até um tubarão. Em seguida, graças às parcerias com o Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro e Instituto Mar Urbano, uma mostra fotográfica e maquetes que reproduzem as ilhas ganharam a atenção de quem passava pela região.
Junto com o projeto Mar de Conhecimento, a orla de Copacabana recebeu uma piscina com alguns animais marinhos vivos, como baiacu, ouriço-do-mar e estrela-do-mar. Comandando essa piscina, a bióloga Luciana Fuzetti, que se vestiu de sereia, e os pescadores Marcos Santana e Marcos Antônio de Sousa, deram uma aula completa de educação ambiental e pesca artesanal e sustentável durante o evento.
Considerada uma conquista simbólica para este aniversário, a primeira embarcação do MONA Cagarras foi exibida ao público também nesta manhã. Ela é uma lancha inflável cabinada com capacidade para até 13 pessoas, equipada com dois motores de 200hp e foi adquirida pelo ICMBio com recursos de compensação ambiental. De acordo com a administração, o objetivo é dar maior autonomia e ampliar a presença institucional na Unidade para melhorar a gestão e garantir a manutenção dos progressos obtidos.
Rio ganha nova trilha oceânica
Durante a cerimônia com as autoridades e os convidados presentes, foi anunciada, pela primeira vez, a implementação do primeiro trecho oceânico da Trilha Transcarioca. Hoje, a Transcarioca é uma trilha de longo curso do Rio de Janeiro, com 180 km de extensão, que sai da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do município, e termina no Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, na Zona Sul. Com a aprovação da adesão da trilha da Ilha Comprida à Transcarioca, esta trilha de longo curso que o Rio já possuía agora avança para o mar.
“Nosso planejamento é inaugurar, em agosto deste ano, um circuito de trilha na Ilha Comprida, que é uma das quatro grandes ilhas que formam o MONA Cagarras. A caminhada será sobre o costão rochoso e em pequenas áreas da Mata Atlântica insular. Estão sendo finalizados alguns ajustes, envolvendo o conselho gestor do MONA e do Mosaico Carioca, como, por exemplo, o modelo de visitação a ser adotado – que deve ser um modelo autoguiado, onde o visitante possa, por exemplo, contratar um guia na colônia Z13 ou escolher uma das empresas que já operam o turismo e são credenciadas pelo MONA Cagarras para transportar os visitantes. A partir daí, a pessoa chega até a Ilha Comprida, faz o desembarque e se conecta com o trecho insular da Transcarioca, seguindo toda a sinalização que já estamos instalando”, detalhou Breno Herrera, gerente da GR4 do Sudeste do ICMBio.
De acordo com o ICMBio, esta trilha oceânica foi desenhada há muitos anos, junto com os diversos conselheiros da UC, e é uma iniciativa prevista no Plano de Manejo e no Plano de Uso Público do MONA Cagarras. Está em conclusão a sinalização da trilha e a elaboração de placas interpretativas, além do trabalho final de credenciamento dos condutores que estarão autorizados a levar os turistas até a Ilha Comprida.
Isso é ótimo. Pessoas bem informadas ajudam na conservação das unidades… trilhas em ilhas é uma novidade muito especial e merecem um bom monitoramento com guias…
Parabéns pela iniciativa!
Boa sorte com a embarcação!