Quem passa por Copacabana já deve ter notado em alguns pontos do famosíssimo bairro a existência de exuberantes orquídeas. Pois bem, trata-se de um trabalho realizado há cerca de 2 anos por Tony Teixeira, presidente da associação de moradores local (AMACOPA).
O projeto teve início na Praça Serzedelo Corrêa através de doações de orquídeas sem flores de moradores e também do Supermercado Zona Sul. Na ocasião, foram plantadas, ao todo, mais de 200 mudas da referida planta, com no mínimo 100 tendo vingado e integrando até hoje o orquidário existente na região. O trabalho, é importante mencionar, contou com ajuda de Luís Carlos, morador dos arredores da praça.
E a maior inspiração para Tony dar início ao projeto, além do seu próprio gosto pessoal, foi sua mãe, Magdalena, que, segundo ele, era apaixonada por flores. ”Eu tinha 22 anos quando ela faleceu. Plantar, para mim, além de eu gostar, serve para matar as saudades dela”, diz Teixeira.
A praticidade da iniciativa também é algo destacado pelo presidente da AMACOPA. Ele ressalta que o trabalho, além de embelezar o bairro, não requer uma grande manutenção, ficando basicamente a cargo da própria natureza essa ”responsabilidade”.
”Em meio ao abandono e deterioração das praças, tive essa ideia para ser uma oportunidade de Copacabana ter uma espécie de ‘jardim suspenso’ sem necessidade de grande manutenção. Uma ideia simples e que ajuda a florir a cidade”, explicou Tony.
Vale ressaltar que, além da Serzedelo Corrêa, a iniciativa, representada na internet pela hashtag #RioDeOrquídeas, foi implementada em Copacabana também na Praça do Lido, no Parque Municipal Peter Pan e na Rua Dias da Rocha, além das praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Santos Dumont, na Gávea.
Boa noite, gostaria de fazer parte do seu grupo para que eu possa criar um projeto como este aqui na região dos Lagos, Iguaba Grande. Como proceder ?
Olá, as de Ipanema/Leblon estão se dando muintcho bêin com o microclima local. Vem que téin !!!
Idéia boa de ser multiplicada Rio afora…