Moradora de Itaperuna com quase 120 anos reivindica título de pessoa mais velha do mundo

Familiares de uma moradora do bairro Frigorífico, em Itaperuna, no Norte Fluminense, reivindica o título para ela, que em 10 de março completará 120 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A freira gaúcha, Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos, foi reconhecida oficialmente como a pessoa mais velha do mundo, no interior do estado do Rio. Porém, no interior do Rio de Janeiro, a família de uma moradora do bairro Frigorífico, em Itaperuna, no Norte Fluminense, reivindica o título para ela, que em 10 de março completará 120 anos, conforme mostram sua certidão de nascimento e carteira de identidade.

Para ter seu nome no livro do Guinness World Records, segundo o médico geriatra Juair de Abreu Pereira explicou ao jornal “O Globo”, que cuida da idosa e ajuda a família a conseguir as provas do recorde de longevidade, é preciso apresentar mais documentos.

Ele explicou que que dona Deolira perdeu todos documentos numa enchente em 2007. Ele conseguiu as segundas vias da certidão de nascimento e da identidade, mas tem enfrentado dificuldades em obter os documentos que dependem da igreja. Segundo ele, um advogado amigo sugeriu que busqyem junto ao INSS a comprovação da idade.

Para uma pessoa figurar no livro dos recordes, é preciso realizar uma inscrição relatando o feito no site oficial do Guiness book (https://www.guinnessworldrecords.com.br/). É necessário apresentar provas da realização da conquista. Em seguida, uma equipe de gerenciamento de registros fará pesquisas para validar o recorde. Eles também são responsáveis por analisar todas as inscrições e documentação enviada.

No caso da freira gaúcha, o recorde foi atestado pelo site da LongeviQuest, formado por um grupo de pesquisadores que afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo. Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908 na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul e passou a ostentar o título de pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, no dia 29 de dezembro de 2024. Ela também tinha 116 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradora de Itaperuna com quase 120 anos reivindica título de pessoa mais velha do mundo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui