Moradores da comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, visitam Parque Lage pela primeira vez

O projeto "Turistando com a Comunidade" promovido pela Prefeitura do Rio permite que moradores de regiões carentes tenham acesso a história, a arte e a cultura da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na quarta-feira (24/10) a Prefeitura do Rio de Janeiro proporcionou uma experiência cultural para um grupo de 36 moradores da Comunidade Boca do Mato, situada no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar o famoso Parque Lage, no bairro Jardim Botânico, na Zona Sul.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do projeto “Turistando com a Comunidade” sob a coordenação da Secretaria de Ação Comunitária. Na jornada cultural, o grupo teve a chance de visitar o palacete que abriga a renomada Escola de Artes Visuais, um edifício tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico e paisagístico.

E além disso, percorreram a exuberante área verde, que se destaca por seu lago, ilhas artificiais, pontes, coreto e gruta, todos construídos com argamassa para imitar rochas e troncos de árvores. Os visitantes também exploraram uma das cavernas artificiais e puderam visualizar os aquários embutidos nas paredes, que abrigam uma variedade de espécies de peixes, destacando-se as originárias dos rios brasileiros.

O “Turistando com a Comunidade” é um programa que oferece aos moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que contam a história, a arte e a cultura da cidade. Essa iniciativa promove dignidade, inclusão social e o direito de explorar a cidade onde residem.

Advertisement

O projeto, lançado em dezembro de 2021, é parte integrante do programa “Favela com Dignidade” e já beneficiou 2.696 moradores de 53 localidades com baixos Índices de Desenvolvimento Social (IDS). Desde o seu início, foram realizadas 110 visitas guiadas, acompanhadas por guias turísticos, monitores e supervisores, a pontos históricos e culturais do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores da comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, visitam Parque Lage pela primeira vez
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui