Moradores de Botafogo comemoram melhoria no abastecimento de água

‘Artigo de luxo’ durante décadas, água tratada nas torneiras virou realidade após a concessionária Águas do Rio implantar rede e normalizar abastecimento em rua de Botafogo 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Ter acesso a água potável todos os dias, de forma regular e sem precisar de bombas para abastecer a caixa d’água virou motivo de comemoração para moradores da Zona Sul carioca. A Rua Mundo Novo, uma sinuosa via no bairro de Botafogo e que há décadas sofria com o fornecimento de água, teve o problema resolvido após Águas do Rio implantar uma rede de abastecimento na região. 

Famílias que ali vivem contam que não tiveram acesso a água tratada e encanada de forma contínua por mais de 20 anos. Inclusive, boa parte das residências do local era abastecida por uma mina de água localizada no fim da rua. Alexandre Castro, de 53 anos, reside nessa rua desde que nasceu e lembra que muitos imóveis precisavam do auxílio de bombas para abastecer suas reservas.

A falta de água era algo muito comum por aqui. Às vezes, a gente tentava com a ajuda de uma bomba, mas, se a mina estivesse seca em virtude dos dias sem chuva, não tínhamos água. Era um sofrimento. Hoje tenho água tratada regularmente na torneira, hidrômetro na minha casa e dignidade, pois posso pagar pelo meu consumo”, disse Alexandre, cuja família chegou para morar em três casas quando a rua ainda era de barro. 

José Maria Alberich, morador da Rua Mundo Novo há 13 anos, revela que, para ter água em casa, investiu na instalação de bomba e cisterna com reservatório para 10 mil litros: “a Águas do Rio chegou e realizou verdadeiros sonhos. Nem estou mais precisando ligar a bomba. Acho que a pressão da água tem potencial para subir até o Pão de Açúcar”.

Advertisement

Segundo o supervisor comercial, Diego Gomes, que atua no Programa Vem Com a Gente da concessionária, a ampliação da rede de água e outras intervenções no sistema garantiram uma pressão equivalente ao abastecimento de um prédio de 20 andares.

Gerações da mesma família há mais de 100 anos na mesma casa 

Há 60 anos vivendo na Mundo Novo, Lourival Alves é representante da Associação de Moradores de Botafogo e integra uma família que há mais de 100 anos fincou raízes naquela rua. Ele destacou a importância de ter sido ouvido por funcionários da empresa durante uma visita.

A Águas do Rio encontrou em mim e na minha família uma parceria muito fiel. Eu, por exemplo, acompanhei de perto diversas intervenções na via. Só que com a Águas do Rio foi diferente, porque ela quis nos ouvir, se baseou na informação de moradores que nasceram e vivem aqui há décadas”, concluiu Lourival.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores de Botafogo comemoram melhoria no abastecimento de água
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui