A Região de Visconde de Mauá, no Sul Fluminense do Rio de Janeiro, espera com ansiedade o início da 21ª Temporada da Truta, que acontece a partir de 26 de outubro para o público. A expectativa é de que o evento promova um grande giro na economia da região. O Turismo Gastronômico, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) movimenta aproximadamente R$ 250 milhões por ano, no Brasil.
Na semana passada, foi realizada a etapa técnica da Temporada, quando chefs renomados ministraram workshops destinados a estudantes da região, que tiveram que preparar receitas com a truta como principal ingrediente. Também foram realizadas atividades voltadas para o trade gastronômico.
Nesta quarta-feira (18), haverá um concurso para escolher os pratos que irão participar do festival, que também conta com a participação de pousadas. O evento também terá uma deliciosa experiência de harmonização de vinhos com os pratos criados pelos chefs.
A atual edição da Temporada da Truta conta com uma novidade: aplicativo Best Gourmet, meio através do qual o público poderá conhecer os restaurantes do festival e da cidade do Rio do Janeiro. Pelo app, os consumidores também terão acesso aos benefícios concedidos pelos estabelecimentos participantes de eventos na Serra da Mantiqueira.
“É como se fosse uma ‘Netflix de restaurantes’, podendo o cliente navegar pelo aplicativo e escolher em qual restaurante quer almoçar ou jantar e, no caso do festival, em que hotel ou pousada o turista poderá se hospedar”, explicou Arthur Heygate, franqueado do aplicativo da Zona Sul e Centro do Rio de Janeiro.
Heygate explicou ainda que restaurantes, pousadas e hotéis poderão realizar promoções exclusivas aos clientes durante o 21ª Temporada da Truta, nos dias e horários de sua conveniência. Todos os procedimentos serão gerenciados por QR Code, gerado exclusivamente para os estabelecimentos.