Moradores de Petrópolis afirmam que ainda não receberam o Supera RJ: ‘Isso é covardia com a gente’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lançamento do ''SuperaRJ'', em junho de 2021 - Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Programado para cair no início desta semana, o pagamento do Supera RJ, que foi estendido até este mês de agosto, não caiu para os moradores de Petrópolis. Eles recebem o benefício pago pelo Governo Estadual desde as enchentes de 2022.

“Isso é uma covardia com a gente. Muita gente de Petrópolis está contando com essa recarga para ter o que comer”, conta uma moradora da cidade da Região Serrana do Rio.

No último dia 20 de julho, o governador Cláudio Castro sancionou no Diário Oficial o fim do programa Supera RJ. No entanto, o benefício, que já estava sendo pago com atrasos, como mostramos aqui no DIÁRIO DO RIO, foi estendido até agosto deste ano após um acordo com a Assembleia Legislativa (Alerj).

O Governo do Estado comunicou que o pagamento deste mês de agosto será feito até esta sexta-feira, 04/08. Os beneficiários contam que o dinheiro ainda não está na conta. O Governo também informou que os meses atrasados serão pagos gradativamente, o que deixou as pessoas que recebem o benefício incomodadas.

Advertisement

“Isso é, no mínimo, sacanagem porque até então o prazo estendido era para pagar as parcelas atrasadas de todos os que estão inscritos no programa. Agora eles vêm e falam isso? Fui no site do Supera para conferir e de mais de 1000 pessoas que recebiam e estão inscritas lá foram cortadas e vão fazer o pagamento para mais ou menos umas 80 pessoas. O restante está como ‘não elegível’, porque recebem outro beneficio do Governo Federal! Sendo que já recebíamos o valor do Supera RJ mesmo recebendo o benefício do Governo, porque passamos a receber aqui em Petrópolis depois da tragédia de 2022. Ou seja, cortaram e não avisaram nada. E estão nos devendo as duas últimas parcelas”, conta Débora Cintia, moradora de Petrópolis.

Em junho deste ano, o DIÁRIO DO RIO publicou que moradores de diversas partes do estado do Rio de Janeiro que estão em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza recebiam o pagamento com atraso ou nem sabiam se haviam sido cortados do benefício pago pelo Governo Estadual.

Atualização

Por meio de nota oficial enviada ao DIÁRIO DO RIO, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos se manifestou sobre o assunto.

”A primeira parcela, depois do fim do programa SuperaRJ, terminará de ser paga nesta sexta-feira, dia 04/08. As outras três serão pagas gradativamente. Só estão elegíveis os moradores de Petrópolis que não acumulam benefícios, uma vez que o Decreto de Calamidade da cidade acabou em abril”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores de Petrópolis afirmam que ainda não receberam o Supera RJ: 'Isso é covardia com a gente'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui