Moradores de Queimados fazem protesto contra fraudes no sistema de saúde

Manifestantes se reuniram em frente à sede da Secretaria de Saúde da cidade na manhã desta quinta (03/10)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Protesto de moradores de Queimados em frente à Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (03/10), moradores de Queimados, na Baixada Fluminense, região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizaram um protesto, em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, denunciando o descaso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e fraudes no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

A manifestação, que contou com um caixão simbólico representando pessoas que morreram aguardando por consultas, percorreu as ruas do Centro da cidade e passou por unidades como o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).

Os manifestantes levaram uma faixa com a frase ”O enterro do descaso com a saúde”, além de cartazes pedindo transparência, a implantação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município e o cumprimento da Emenda Constitucional 29, que estabelece recursos mínimos para o financiamento do SUS.

Eles também exigiram uma auditoria na saúde pública, especialmente no Sisreg, onde, de acordo com denúncias, funcionários e ex-funcionários teriam inserido informações fraudulentas para segurar vagas destinadas a consultas e exames.

A denúncia foi encaminhada à Câmara Municipal de Queimados, que acionou o Ministério Público do RJ e a Polícia Federal. O relatório aponta diversas irregularidades na marcação de consultas, prejudicando a população que depende do atendimento médico.

Maria da Penha Oliveira, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, foi uma das vozes no protesto. ”Este ato é para defender o SUS e denunciar o descaso que tem vitimado a nossa população”, disse.

Leandro, por sua vez, um dos manifestantes, afirmou: ”Saí do governo Glauco Kaizer por questões como estas. O descaso com a saúde é intolerável, e essa fraude no Sisreg é mais um capítulo lamentável de uma gestão que negligencia a vida das pessoas”.

Segundo lideranças, o protesto exige respostas rápidas e concretas das autoridades para garantir o direito à saúde pública de qualidade em Queimados.

Ônibus gratuitos

No próximo domingo (06/10), dia do primeiro turno das Eleições 2024 em todo o país, assim como no município do Rio, Queimados também terá ônibus gratuitos para o deslocamento da população por toda a cidade. Ao todo, serão 15 linhas, das empresas Fazeni e Gardel, operando sem cobrança de tarifa das 7h às 20h (de Brasília).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores de Queimados fazem protesto contra fraudes no sistema de saúde

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui