Moradores de Senador Camará pedem revitalização da Fazenda Viegas em abaixo-assinado

A petição exige o início imediato das obras de revitalização e a inclusão da participação popular no projeto de requalificação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Moradores de Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, estão se unindo em um movimento comunitário para exigir obras de revitalização e requalificação na histórica Fazenda Viegas. Datada do século XVIII, a fazenda é uma peça fundamental no tecido histórico e cultural da região, representando um dos marcos iniciais do processo de urbanização na Zona Oeste.

Localizada na rua Marmiari, a Fazenda Viegas é uma obra arquitetônica colonial que testemunhou momentos importantes da história brasileira. Sua importância histórica é inegável, tendo recebido visitas de figuras ilustres como D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, quando viajavam de São Cristóvão para a Fazenda Imperial de Santa Cruz.

img 5552 1 Moradores de Senador Camará pedem revitalização da Fazenda Viegas em abaixo-assinado
Fazenda Viegas – Foto: Reprodução

Apesar de sua relevância cultural, a fazenda encontra-se em estado de deterioração, com sua fachada pichada e mal conservada, despertando a curiosidade de transeuntes que passam pelo local.

O DIÁRIO DO RIO conversou com um dos idealizadores do abaixo-assinado. Gustavo Cunha, conselheiro municipal de juventude e militante da União da Juventude Socialista, expressou a importância da fazenda como um potencial espaço de transformação para a comunidade: “A comunidade cresceu envolta dela e acredito que por isso nenhuma gestão se preocupou em prioriza-la. O poder público pisa na favela. Acho que se existe uma estrutura capaz de ser um espaço onde essa representação seja feita de outra forma, pode significar muitas vidas fora do crime até. Dar atividade as crianças, um espaço de lazer, cultura e educação do lado de casa”

Advertisement
img 5555 1 Moradores de Senador Camará pedem revitalização da Fazenda Viegas em abaixo-assinado
Área da Fazenda Viegas – Foto: Google Maps

Houve um tentativa de transformar o espaço em um centro público de cultura, durante o governo do ex-prefeito César Maia, mas sem sucesso. Apesar de estar aberta para visitação, a estrutura precária impede a realização de atividades no local. Recentemente, o prefeito Eduardo Paes havia prometido obras durante sua visita ao local em junho do ano passado, porém, até o momento, nenhuma ação efetiva foi tomada.

Vídeo: Divulgação/Gustavo Cunha

O abaixo-assinado, liderado também por Mário Luiz, uma liderança comunitária local, exige o início imediato das obras de revitalização e a inclusão da participação popular no projeto de requalificação da Fazenda Viegas. O movimento visa garantir que a comunidade seja ouvida e que suas necessidades sejam atendidas durante todo o processo de revitalização. Para apoio à petição, basta acessar o link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores de Senador Camará pedem revitalização da Fazenda Viegas em abaixo-assinado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui