Moradores do Cosme Velho pedem ação contra nova favela

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagens da nova favela que surge no Cosme Velho

Nesta semana, o DIÁRIO DO RIO publicou que uma nova favela nasce no bairro do Cosme Velho. Exatamente onde o bairro de Santa Teresa encontra o Cosme Velho, uma grande invasão está sendo montada. Muitas construções, na altura da Avenida Almirante Alexandrino, próximo ao Corpo dos Bombeiros do bairro de Santa, já estão prontas.

Moradores do bairro do Cosme Velho se posicionaram diante da situação. A Associação VIVA COSME VELHO emitiu a nota publicada abaixo:

“O Cosme Velho é, por lei, uma Área de Proteção Ambiental e uma Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Tijuca, na qual se encontra um dos monumentos turísticos mais importantes do país – e se caracteriza como um bairro ambientalmente responsável. Seus moradores têm consciência desta responsabilidade e, por isso mesmo, foi criada a Viva Cosme Velho, cujo objetivo maior é, justamente, o de zelar pelo cumprimento das leis que protegem o bairro e suas encostas.

Desta forma, mesmo ciente dos problemas habitacionais que a população mais carente vem enfrentando, e que são ainda mais agravados pela atual pandemia, a Viva não pode concordar com o crescimento horizontal e vertical nas encostas norte e sul do bairro. Dentre outras intervenções irregulares que temos acompanhado com preocupação, podemos ressaltar a invasão, o desmatamento e o loteamento que está ocorrendo, em ritmo acelerado, em um terreno na encosta Norte do vale do Rio Carioca, estendendose até Santa Teresa, ou seja, uma ocupação totalmente ilegal em uma das mais importantes áreas de amortecimento da floresta – que possui seus eco-limites perfeitamente definidos, com o objetivo precípuo de evitar a desarborizarão e prevenir deslizamentos.

Advertisement

Assim, é com absoluta inquietação que a Viva solicita: 1) a imediata intervenção dos órgãos públicos, para que as leis sejam cumpridas e os responsáveis sejam responsabilizados penalmente, pela invasão e desmatamento do local; e, 2) que o poder público exerça sua atribuição de fiscalizar contínua e regularmente a coisa pública, para que ilegalidades como esta, que estão acontecendo, infelizmente, em muitas outras áreas da cidade, possam ser coibidas antes de afetar a saúde das encostas, a qualidade de vida e a propriedade dos moradores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores do Cosme Velho pedem ação contra nova favela
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Josias, por acaso o Crivella é culpado pelo surgimento de todas essas favelas ? Melhore seu argumento porque o cara nem culpado é. Tem que haver fiscalização sim, mas também tem que haver investimento na habitação que é um dos principais problemas da cidade. Estão dando lugar para as construtoras, mas não para a habitação popular.

  2. Para o azemola do comentário acima que justifica essas invasões, por que não coloca todo mundo no quintal de sua casa ? Problema habitacional não pode resolvido dessa forma, com desorganização, ilegalidade e baderna. Depois que elas se expandem a níveis incontroláveis, culpam os políticos e pedem a remoção das mesmas. Hipócritas!

  3. se o governo desse oportunidades de moradia a essas pessoas elas não precisariam invadir áreas, ironia os governos roubarem o dinheiro público e ao mesmo fazer reintegração de posse

  4. Mais um foco de problemas sociais em nossa cidade, que causarão violência e empobrecimento. Temos que lutar primeiro pela não ampliação no número de comunidades, pela não ampliaçao das existentes e no futuro pela dimimuiçao das que existem. E esta expansão ainda é mais macabra, pois se inicia por uma “especulação imobiliária” em relaçao aos mais pobres.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui