Foto: Reprodução Internet

Um levantamento realizado pelo aplicativo de planejamento de viagens via transporte público, Moovit, revelou que quem utiliza o serviço na região metropolitana do Rio, leva, em média, 67 minutos para chegar ao destino.

Esse é o maior tempo de deslocamento no trânsito registrado entre as 10 principais regiões metropolitanas do país, aponta o estudo, que foi realizado a partir de dados de milhões de viagens analisadas na ferramenta. O estudo global analisou 99 regiões urbanas de 25 países.

Ainda segundo o relatório, o Rio tem o maior percentual de passageiros que fazem viagens longas, com mais de uma hora, 36% levam entre 1 e 2 horas para chegar ao destino. E 11% levam mais de 2 horas.

No Rio, metade dos passageiros fazem duas baldeações por viagem. Outros 15% fazem 3 ou mais trocas. Apenas 35% dos trajetos são feitos sem integração. Os números da Cidade Maravilhosa e adjacências, são similares aos de Barcelona, onde 49% dos passageiros fazem 2 baldeações e 16% têm 3 ou mais.

As informações do aplicativo mostram, também, que cada passageiro percorre em média 13 km para chegar ao destino no RJ. É a segunda maior distância do Brasil, atrás apenas de Brasília, com 14,3 km. E maior que Cidade do México (12,3 km), Londres (10,7 km) e Nova York (10,2 km).

Antes de entrar no ônibus, trem, metrô e barca, os passageiros do RJ esperam em média 17 minutos. Tempo próximo ao de Los Angeles e Miami, ambas com 16,5 minutos.

O levantamento indica que 32% dos passageiros andam mais de 1 km no trajeto, incluindo caminhada até ponto/estação, nas baldeações e até destino final. É o mesmo percentual de Los Angeles e menos que Lima (36%), São Paulo (40%) e Miami (53%).

No total, 10 regiões metropolitanas brasileiras são citadas na pesquisa: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui