Moradores e comerciantes da Vila do Abraão, região mais populosa da Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, relatam diversos problemas relacionados a quedas de energia neste início de 2024.
Na última terça-feira (23/01), um protesto foi realizado na ilha devido à falta de luz ocorrida no sábado (20/01), Dia de São Sebastião, padroeiro local.
”Precisamos garantir luz e conforto para os turistas que procuram a Ilha Grande e não conseguimos nem manter o alimento refrigerado, por conta da falta de energia”, disse a comerciante Márcia Novaz, de 55 anos.
Outra reclamação é em relação à sensação de insegurança, amplificada com a ausência de energia elétrica. Também segundo Márcia, no último Carnaval, turistas optaram por ir embora em função do problema.
”No escuro, somos roubados e nem vemos a ação dos criminosos. Falta infraestrutura, estamos vivendo um colapso. Já ficamos, no Carnaval de 2023, mais de 10 dias sem energia, ilha lotada e um calor infernal. Turistas abandonando as pousadas”, concluiu.
Em comunicado enviado à imprensa, a Enel, concessionária responsável pela geração e distribuição de eletricidade em Angra dos Reis, informou que ”está atuando com equipes nas ruas, em todo a cidade, para restabelecer o sistema afetado com a queda de árvores sobre a rede elétrica”.