Vereadores do Rio aprovam projeto que autoriza moradores a podarem árvores no limite de suas calçadas

Projeto de lei, aprovado em 2ª discussão, agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Câmara do Rio aprovou durante a sessão desta quinta-feira (15/06) o PL 631-A/2021, que autoriza os moradores interessados a realizar poda, corte ou remoção com destoca e substituição de árvores do passeio público dos logradouros municipais, desde que estejam no limite de suas calçadas ou no âmbito de suas propriedades particulares. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

De acordo com a proposta, a solicitação para a execução dos serviços dependerá de autorização específica expedida pela Fundação Parques e Jardins, emitida por escrito, a requerimento do interessado, no prazo máximo de trinta dias da solicitação. Assinam a autoria da proposta os vereadores Marcio Ribeiro (Avante), Marcos Braz (PL), Celso Costa (Rep) e Vera Lins (PP).

O vereador Rocal (PSD) votou favoravelmente ao projeto e apontou que a poda de árvores na cidade atualmente é um problema sério, que afeta também as escolas. “Precisamos reinventar como que é plantar uma árvore na cidade, qual a competência da Comlurb em relação à poda de árvore e principalmente a função da Light na questão de média tensão. Hoje, para a Light fazer uma poda na média tensão a Comlurb precisa mandar um documento para Light para que ela possa executar. Não é uma questão tão simples”, afirmou o parlamentar.

Já o vereador Edson Santos (PT) discordou e declarou que esta função não deve ser da população. “Se há alguma dificuldade para prestação do serviço, nós temos que identificar qual a dificuldade e buscar resolvê-la. Mas o cidadão e a cidadã comum tem que ter assegurado o direito de poda pelo poder público municipal. Eu acredito que esta é uma tarefa indelegável do poder público”, disse Santos. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadores do Rio aprovam projeto que autoriza moradores a podarem árvores no limite de suas calçadas
Advertisement

10 COMENTÁRIOS

  1. Perfeito, árvores enormes nas calçadas, quebram o calçamento, folhas e frutos entopem os bueiros, escurecem as ruas fascilitando a ção de marginais. Essas árvores devem ser plantadas em parques e nas ruas somente arbustos.

  2. Lamentável ver que as responsabilidades da administração da nossa sociedade esta nas mãos de pessoas que não estão nem ai para a sociedade. Eles são pagos pelo próprio mover da sociedade e ainda quer jogar a responsabilidade sobre a mesma…São pagos para nos proteger agora colocam as armas em nossas mãos para terem menos trabalho..

  3. Esses políticos fazem o povo de idiota…PAGAMOS os impostos MAIS CAROS Do mundo PARA ALEM DE NAO TERMOS mais DIREITO A NADA MAIS O que EH INADMISSÍVEL PQ PAGAMOS PRA TER…AGORA AINDA SEREMOS NOS A FAZER O TRABALHO DO ANTIGO PARQUES E JARDINS QUE ERAM RESPONSÁVEIS POR TODA ESSA PARTE.Que eles simplesmente acabaram, para agora sermos nós a fazer a manutenções da cidade..NÃO povo n aceitem isso..o que eles estão FAZENDO eh um esculacho com todo o povo..Nao existe manutenção de nada…pq manutenção eh gasto. E gasto com o Povo não pode só com pra eles.

  4. Absurdo. Com a poda a vontade da população pode causar um desequilíbrio ecológico. Diminui o número de pássaros e aumenta a infestações insetos nocivos à saúde.

  5. Vereadores validando crime ambiental, que irresponsabilidade. Vergonha de projeto de leí merda. Qua não ajuda em nada a arborização Urbana, legalizando a destruição desgovernada que já ocorre… que vergonha de projeto de leí. Lixo!

  6. Aí vem um imbecil e diz q o poder público é quem tem q fazer!!!Idiota,o “poder público” NÃO FAZ….e aí as pessoas tem prejuízos com árvores caindo,entupimento de tubulação….essa gentalha acha q vive na Suíça….o tal poder público só funciona a base de trambique!

  7. Esses partidos cujos imbecis criaram esse projeto só incitam o crime. Isso é crime ambiental, pois é para a manutenção do meio ambiente que as árvores são plantadas no meio urbano, mas, infelizmente, a maioria é ignorante e não sabe para que serve uma árvore.

    • Meu caro, o PL é interessante, obviamente sem tirar a responsabilidade do poder público municipal.
      Na minha rua a cada oito metros tem uma gigantesca amendoeira dos dois lados que dão fruto o ano inteiro trazezendo sérios prejuízos para moradores, pessoal de serviços diversos, gari da Comlurb, mossa nos nossos automóveis, galhos imensos que de vez em quanto caem, destroem todas as calçadas e com isso o risco de idosos e crianças de tropeçarem e terem uma lesão ou fratura é mto grande.
      Parabéns aos vendedores que botar em a favor.

  8. Esses vereadores que aprovaram deveriam também colocar uma cláusula, que se foi a prefeitura que plantou, que a prefeitura pague pelo corte e, ou saia do bolso deles. É cada lei esdrúxula. Porque esses mesmos vereadores não fiscalizam a falta do serviço pelo órgão e que muitas vezes danifica muros e caçadas que foram construídas com o dinheiro do contribuinte.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui