Mordomo Carioca: 15 dicas para anfitriões organizarem o quarto de hóspedes

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o planejamento prévio para organizar o quarto ou suíte para hóspedes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Receber pode ser um desafio, causar tensão, e até muitas preocupações além de toda a satisfação e alegria.

planejamento prévio para organizar o quarto (ou suíte) para o teu hóspede definirá o resultado e sucesso da estadia. Obviamente que as facilidades que cada Anfitrião oferece está de acordo com as suas melhores possibilidades naquele momento, sendo assim, não há limites para seguir “mimando” e proporcionando lindas experiências aos seus Hóspedes.

Pensando nessa ocasião prazeroso que é receber Pessoas que gostamos, preparei uma pequena lista com dicas de itens básicos que todo Anfitrião pode oferecer facilmente, e a partir desta lista, de acordo com a condição particular de cada Família, se complementam as “mordomias”… afinal não existem limites quando trata-se de receber bem e encantar Pessoas.

Então vamos lá conferir a minha lista de dicas para Você começar a figurar na lista TOP TEN dos Anfitriões no teu circulo social:

Advertisement

1- Escovas de dente de cerdas macias e creme de dental. Podem ser organizados dentro da gaveta do gabinete da pia, ou em último caso, apresentados em uma bandeja sobre a mesma bancada. A Anfitriã pode informar que estão disponíveis. As escovas dentais não devem ser retiradas das suas embalagens.

2- Sabonete em barra ou liquido para banho. São organizados no seu lugar para uso imediato já na chegada dos Hóspedes.

3- Shampoo e condicionador para cabelo normal.

4- Sabonete líquido para lavar as mãos.

5- Toalhas de mãos e rosto. Calcular 2 jogos para cada Hóspede. Organizadas com dobraduras simples e pedradas nos seus suportes no banheiro. Eu particularmente não gosto daquela “organização” das toalhas dobradas e dispostas sobre a cama!!! Lembrado que são itens de uso pessoal, e não devem ser compartilhados de forma alguma.

6- Papel higiênico extra; além do já disposto no suporte para uso.

7- Térmica com agua gelada ou fresca com copos.

8- Manta e/ou cobertor extra devem estar disponíveis organizadamente dentro do armário, dependendo da estação do ano e condições climáticas.

9- Pelo menos 2 travesseiros para cada hóspede, com seus protetores. Considero imprescindível, também, nos colchões. Além de cuidar da higiene do Hóspede, aumenta a durabilidade do enxoval.

10- Aquecedor elétrico e cobertor para garantir uma noite de sono restauradora dependendo da estação e condições climáticas devem ser oferecidos para garantir o conforto e saúde do Hóspede.

11- Cabides com ombros para pendurar peças de alfaiataria, blazers ou casacos. Os cabides para camisa podem deformar a are dos ombros das peças mais delicadas.

12- Adaptador para conectar carregadores. 

13- Secador de cabelo pode ser oferecido pela Anfitriã na chegada, ou colocado na suíte já na primeira noite, e compartilhado entre os Anfitriões e seus Hóspedes  durante a estadia, caso não haja outra unidade. É um utensílio muito importante no inverno para secar o cabelo quando o Hóspede tem o hábito de lavar os cabelos a noite, principalmente no caso das mulheres.

14- Abajur de acomodação ou leitura com lâmpadas de luz quente. Não se deve usar a luz fria para nenhum ambiente íntimo. Não esquecer de confirmar o perfeito funcionamento de todas as lâmpadas!

15- Controles remotos do ar condicionado, TV e de outros equipamentos devem estar organizados dentro da gaveta da mesa de cabeceira ou sobre a mesma. Caso não haja espaço na mesa, poderão ser disponibilizados próximos dos seus respectivos aparelhos. Não esquecer de verificar o funcionamento, e o estado das pilhas. A maresia está agindo o tempo todo dependendo da região.

NÃO HÁ LIMITES NA HORA DE CUIDAR DOS SEUS HÓSPEDES

Outros cuidados básicos importantes como a limpeza e o funcionamento integral do quarto(ralos, pressão da água, descargas e fluxo do sanitário, etc.) devem ser vistos antes da chegada dos Hóspedes, durante a organização. 

Ahhh, as camas devem ser organizados previamente com todo carinho e cuidado.

Um vaso com flores independente do tamanho — ainda que seja um simples solitário com uma única haste de flor — sempre causam um grande impacto positivo no momento das boas vindas. 

Outro item que eu gosto de incluir nos quartos de hóspedes são opções de leitura, para descansar os olhos das telas dos nossos eletrônicos pessoais antes de dormir — laptop, celular e tablet — que podem ser personalizados de acordo com as áreas de interesse do Hóspede, seja relacionado com o seu hobby ou profissão. 

Também costumo usar regularmente as velas aromáticas nas mesas de cabeceira, e kit de papeleira (bloco de notas, envelopes, caneta e lápis) para uso aleatório, são outros mimos que eu gosto muito!

Como estamos falando sobre receber bem, todas as gentilezas que estiverem ao alcance dos Anfitriões são bem vindas, e os seus Hóspedes apreciarão cada uma delas.

Obviamente que quanto mais conhecimentos temos sobre os nossos Hóspedes, mais poderemos surpreende-los com muitos outros “mimos”… afinal, toda a diferença está sempre nos mínimos detalhes!

ETIQUETA & COMPORTAMENTO SOCIAL… QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA!

O Convidado deve perguntar ao Anfitrião sobre o horário do café da manhã, entre outros pontos importantes. Também demostra muito savoir-faire (… elegância!) cumprimentar toda a Equipe de Profissionais da casa na chegada, e obviamente ao término da sua estadia.

Já o Anfitrião pode acompanhar o Hospede até o quarto para mostrar as instalações, e auxiliar com algumas instruções importantes da suíte.

Aos meus Selectos Leitores,

Deixo um cordial abraço,

O teu Mordomo Carioca,

Ruan Schayder 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mordomo Carioca: 15 dicas para anfitriões organizarem o quarto de hóspedes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui