Mordomo Carioca: Com qual par de meias eu vou? O homem elegante cuida dos detalhes!

O colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre etiqueta de vestimenta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com qual par de meias eu vou? O homem elegante cuida dos detalhes!

WhatsApp Image 2023 09 12 at 13.56.45 Mordomo Carioca: Com qual par de meias eu vou? O homem elegante cuida dos detalhes!

Aproveitei o ensejo de uma pergunta que um cliente me fez durante uma consultoria de imagem para assessora-lo na escolha de um look para atender a um evento de casamento, onde ele seria padrinho. E imediatamente tive o insight que esta pergunta, que parecia ser tão simples, poderia também responder a dúvida de muitos outros homens que se preocupam com os detalhes — que fazem toda a diferença na composição da imagem pessoal — quando o quesito é vestir-se bem.

E faço, eu, aqui a pergunta: — As meias devem combinar com os sapatos ou com a calça?

A resposta é simples: — Devem conversar e harmonizar diretamente com a cor e estilo da calça.

Advertisement

Regra simples para estabelecer um conversa harmônica entre a calça, a meia e o sapato.

Estabelecer esta conversa coerente entre estas três partes pode ser a equação mais importante para não derrubar o teu look.
Na continuação dividirei com Vocês algumas regras e dicas básicas que valem a pena esforçar-se para segui-las — lembre-se que o cinto deve combinar diretamente com os sapatos, tem que ter coerência de cor e material… mas vamos tratar deste assunto com toda a calma em algum dos nossos próximos encontros — e garantir muitos pontos positivos na composição da imagem pessoal.

Então, vamos lá:

Calça marrom (tonalidade terrosa que vai do bege até os cafés mais intensos) combina com sapato marrom, e meias na mesma tonalidade da calça.

Se usarmos uma calça preta a meia deverá ser também preta, e o sapato preto seria a opção correta.

Quando optamos pela calça azul marinho, podemos usar a meia marinho e manter os sapatos pretos. Tenho feito uma combinação que tem me agradado muito que é usar o sapato marrom com o terno ou calça azul marinho, e meias marinho, logicamente!

Ao vestirmos uma calça cinza ou grafite , as meias acompanharão esta mesma paleta, e os sapatos mais adequados são os pretos. Também os ternos na paleta dos azuis e/ ou verdes ficam perfeitos com sapatos marrons, e as meias nas mesmas tonalidades das calças para seguir corretamente a regra de etiqueta de bem vestir.

O desafio da calça ou terno branco.

E se usarmos uma calça branca esta deverá ser combinada com sapato social marrom bem claro — a ideia é criar uma combinação com o mínimo de contraste — e as meias também deverão ser brancas. Vale a pena ressaltar que calça ou conjunto de calça/paletó brancos são mais indicados para eventos até às 17h — compõem muito bem aquele look para eventos náuticos; passeio de barco; casamento ao ar livre na beira do mar ou no jardim — sempre avaliando com muito critério o tipo de evento, contexto do local e o horário para não cometer “deslizes”. Dentro de um contexto náutico e informal, uma escolha muito acertada poderia ser o uso dos SLIPS ON (lona ou couro) branco ou marinho para compor o visual navy. Em pouquíssimas ocasiões os calçados brancos funcionam bem. Vale a pena reforçar que os calçados brancos são responsáveis por grandes gafes. Então na dúvida, pooorrr faaavooorr, evite!

Meia temática ou de contraste.

Para criar aquele estilo descontraído e totalmente informal, lançamos mãos daquele par de meias de contraste — padrões geométricos; candy color; super heróis; ícones do cinema; entre milhares de opções sem limite — que não combinam absolutamente com as cores ou estilo da calça (ou terno) mas criam um ponto alto de contraste com muita criatividade, agregando aquela assinatura personalíssima de estilo.

Outro recurso de tendência de moda seria combinar o teu acessório diretamente com a camisa social; T-shirt ou gravata, e desconsiderar qualquer combinação com a cor da calça. É para “causar” e chamar atenção para este acessório tão carismático.

WhatsApp Image 2023 09 12 at 13.56.46 Mordomo Carioca: Com qual par de meias eu vou? O homem elegante cuida dos detalhes!

Etiqueta.

Depois de ter escolhido a meia correta para compor o “visual” ainda devemos ter o cuidado na hora de cruzar as pernas ou simplesmente sentar-nos. Em ambos os casos cuide que a meia esteja esticada o suficiente para não expor aquela parte da perna que fica descoberta, sem meia. Existe um acessório que é um extensor, uma espécie de “suspensório” de meias que as mantém esticadas todo o tempo.

Ahh, outra dica muito importante é não usar jamais meias esportivas com sapatos sociais. Já imaginou uma cena quase “apocalíptica” que é aquele look do sapato social preto com meias esportivas brancas?!? Sooocooorrroooo! Não faça esta combinação em hipótese alguma! A elegância é observada nos mínimos detalhes do nosso comportamento, e na maneira como nos apresentamos na sociedade em que atuamos. Use sempre o bom senso e pense cuidadosamente nos detalhes na hora de vestir-se.

Aos meus seletos leitores,

ansioso para nosso próximo encontro, despeço-me,

o teu mordomo carioca,

Ruan Schayder.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mordomo Carioca: Com qual par de meias eu vou? O homem elegante cuida dos detalhes!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui