Mordomo Carioca: Dicas para você figurar na lista dos Hóspedes TOP VIPs pelo mundo afora

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre dicas para se comportar em estadias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quem nunca recebeu um convite para passar um final de semana na casa de amigos próximos ou familiares, e bateu aquela insegurança de como se comportar em determinadas situações durante a estadia? 

Aqui, nesta nossa rápida conversa abordaremos alguns pontos específicos sobre o Comportamento Social do Bom Hóspede durante a sua estada, que farão um upgrade no seu guest status.

Sem dúvidas estou usando aqui a perspectiva da minha experiência como Mordomo que recebe e acompanha a rotina da hospedagem na sua intimidade. Já nos meus primeiros dias atuando na aristocracia europeia, após assumir como Valet de Chambre (Mordomo Pessoal) do  meu saudoso Cliente Sr. M.V.C.B. — nobre no sangue e na alma; sensível; criativo; personificação da elegância em pessoa; empático; generoso e quem me deu os alicerces para a construção da minha carreira que estende-se até o presente momento — já aprendi uma valiosa lição sobre comportamento social, e que levaria para toda a vida: a etiqueta do bom hóspede. Ele me instruiu e demostrou já na prática que os Profissionais que nos atendem na nossa intimidade não estão obrigados a lidarem com a nossa “bagunça”, e que a empatia com os mesmos reforça o nosso respeito. Ele próprio, com a sua exclusiva para elegância, costumava organizar a sua suíte antes da Arrumadeira entrar para iniciar os trabalhos. E, eu também, repetia a mesma boa prática na minha confortável suíte de 196 metros quadrados. Entendi imediatamente que desorganização não combina com elegância , são “águas” que não misturam-se! Que lição d’ouro! Mas houveram muitas outras no decorrer dos meus cinco anos de atendimento na aristocracia…que eu desejo ter a oportunidade de compartilhar com todos Vocês ao longo dos nossos encontros por aqui.

Bem, após ter aproveitado o ensejo para fundamentar sobre a “fonte” na qual eu bebi das “águas” mais puras da elegância e mordomia já podemos dar continuidade a nossa conversa informal. 

Advertisement

Então, vamos lá a algumas dicas que são muito fáceis de serem colocadas em prática, e te elevarão no ranking dos hóspedes Top-VIPs, seja durante a tua estada em uma residência ou em algum hotel “super estrelado” pelo mundo.

Tome nota, por gentileza:

Cuidados, organização e conservação do quarto

Zelar pela organização em todos os momentos da estada é um dever do bom hóspede que valoriza e considera a Etiqueta. Esta atitude de preocupação demostra o teu respeito pela casa (ou hotel), e pela Família de Anfitriões que estão dividindo a sua intimidade.

A Bancada da piamuita atenção… 

Considerando que a Arrumadeira fará o repasso da limpeza diariamente, é importantíssimo manter a sua ordem. Use as as tuas nécessaires para manter a ordem visual e facilitar a arrumacão. Secar e mantê-la sempre limpa, sem deixar aquele excesso de itens espalhados — tipo aquele padrão de bancada de atriz plena durante o making of — é um ponto fundamental, que contribuíra para o perfeita ordem.

O Lixo

Durante a viagem produzimos lixo e sempre descartamos algo na papeleira do quarto. É importante organizar e retira-lo do quarto, para não acumular e causar um aspecto de desordem. Entregue o seu lixo cotidiano para a Arrumadeira, ou outro Funcionário responsável para fazer o descarte adequado. Algumas casas fazem a coleta seletiva (reciclagem).

As Toalhas

Após o seu uso devem ser estendidas nos seus suportes para sua secagem

Caso não haja espaço suficiente no banheiro, peça o auxílio aos Profissionais para estendê-las nas áreas de serviço para que sequem adequadamente. Nunca as deixem molhadas e/ ou emboladas sobre a cama, poorrrr faaavoorr! Caso ainda estejam limpas porém excessivamente molhadaspodem ser encaminhadas para dar um “up” na secadora.

A Cama 

Ahhh, este ponto é muito importante é falará muito sobre o teu comportamento no cotidiano. Este simples ato já dá uma nova direção ao teu dia. Uma cama organizada pode ser considerada o ponto de partida para receber o novo dia com os seus novos desafios e alegrias. A ideia é apenas arejar e “esticar” o enxoval de cama, colocando os travesseiros nos seus lugares, deixando a cama com aspecto de “organizada”. Os Profissionais responsáveis farão o envelopamento da cama com todas as suas técnicas e carinho durante a primeira arrumação do quarto.

WhatsApp Image 2023 10 24 at 11.00.34 Mordomo Carioca: Dicas para você figurar na lista dos Hóspedes TOP VIPs pelo mundo afora

As Roupas usadas 

Normalmente não se deve lavar as roupas usadas durante uma hospedagem se for em residências, levando em conta que estarão poucos dias. O correto é juntá-las e guardá-las de forma organizada para serem lavadas na tua casa na volta da viagem. Obviamente se estiver em um hotel você contará com  a facilidade de usar o serviço de lavanderia do mesmo.

“Petiscar” no quarto 

Não é bem visto dentro da Etiqueta Social comer absolutamente nada dentro do quarto, a não ser naqueles casos de doença, onde está prescrito o repouso absoluto, e no próprio leito. Aaahhh, considere também a possibilidade de estimular o aparecimento de indesejados insetos

Apenas peça uma jarra ou garrafa térmica de água para acompanhar a tua noite de sono. Caso sinta fome durante a noite dirija-se até cozinha ou copa

O hóspede residencial nunca deve consumir alimentos no quarto!

O Peso das tuas malas, não terceirize as suas responsabilidades!

Muito importante controlar o peso da bagagem para equilibrar de forma que você possa dar conta sozinho, sem considerar a ajuda de terceiros para levar as malas que ao final são exclusivamente da sua responsabilidade, não a terceirize. Este cuidado demonstra a tua consciência e amadurecimento como hóspede, e viajante. Faça o teu planejamento do enxoval de viagem com calma. Considere as condições climáticas e as atividades que foram combinadas com os Anfitriões. Não exagere, pois exigirá um esforço físico para você transitar com o teu excesso de bagagem

Horário das principais refeições & Rotina dos Anfitriões 

É imprescindível perguntar aos Anfitriões sobre os horários basilares para que você possa acompanhar a rotina da Família, e estar presente sem atrasos, e sem modificar os hábitos do cotidiano. Afinal vocês estão compartilhando dias juntos e devem socializar o máximo de tempo possível com os teus AnfitriõesEvite os atrasos já que há uma pré organização — os Donos da Casa planejaram uma escala de horários para que a Equipe de Profissionais atendam da melhor forma possível, além do planejamento e organização de todos detalhes e cuidados para oferecer uma experiência  inesquecível — principalmente se a Família tiver uma Equipe de Profissionaisatendendo durante a hospedagem, é fundamental considerar que há horários para refeições, descanso e finalizar o turno de trabalho. Quando a rotina desanda, pode gerar horas extras para estes Profissionais, e consequentemente o incremento de custos para a Família

Talvez Você possa até estar surpreso com todo este detalhe de informação mas, lembre-se que estou falando deste lugar, de Mordomo, que participa ativamente com a Família do planejamento e organização dos mínimos detalhes da hospitalidade. Há muitas situações entrelaçadas e acontecendo ao mesmo tempo para o sucesso da estada. O teu atraso pode atrapalhar toda a logística! Seja pontual.

A Etiqueta & Comportamento Social 

Seja durante a estada na casa de familiares e amigos ou em um hotel, é de bom tom gratificar (gorjetas) os Profissionais que auxiliaram durante a sua hospedagem. Esta atitude demonstra o teu savon affair e também, que você entendeu que há incremento de trabalho e uma dedicação extra por parte da EquipeSeja empático! Eu particularmente gosto de entregar em um pequeno envelope nominal acompanhado de uma simples frase de agradecimento que poderia dizer assim: – “Muito agradecido por sua assistência durante o final de semana”. E no mesmo envelope organiza-se os tips. 

É fundamental consultar aos teus Anfitriões sobre o teu desejo de dar qualquer tipo de gratificação para a Equipe da casa, tratando-semde uma hospedagem residencial. E tratando-se de hotel, basta deixar fluir a tua generosidade e gratificar todos dias antes da primeira arrumação, ou na noturna que é chamada de “abertura de cama (turndown).

Ahh, presentear a Equipe com alguma “lembrança” como chocolates, pétit four ou algum tipo de doce ao invés da clássica “gorjeta”, também está dentro da boas regras da Etiqueta, e demostra o teu “verniz social”.

Bem, a minha parte, felizmente, eu já fiz — com muita satisfação, dividi o meu conhecimento adquirido nas minhas vivências de mais de 25 anos de atuação no mercado de altíssimo padrão — e agora Você já pode por em prática estas dicas para entrar na lista dos Hóspedes Top-VIPs. Não perca tempo! 

Aos meus Selectos Leitores,

Despeço-me ansiosamente pelo nosso próximo “encontro”.

Deixo o meu cordial abraço,

O teu Mordomo Carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mordomo Carioca: Dicas para você figurar na lista dos Hóspedes TOP VIPs pelo mundo afora
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui