Quem nunca recebeu um convite para passar um final de semana na casa de amigos próximos ou familiares, e bateu aquela insegurança de como se comportar em determinadas situações durante a estadia?
Aqui, nesta nossa rápida conversa abordaremos alguns pontos específicos sobre o Comportamento Social do Bom Hóspede durante a sua estada, que farão um upgrade no seu guest status.
Sem dúvidas estou usando aqui a perspectiva da minha experiência como Mordomo que recebe e acompanha a rotina da hospedagem na sua intimidade. Já nos meus primeiros dias atuando na aristocracia europeia, após assumir como Valet de Chambre (Mordomo Pessoal) do meu saudoso Cliente Sr. M.V.C.B. — nobre no sangue e na alma; sensível; criativo; personificação da elegância em pessoa; empático; generoso e quem me deu os alicerces para a construção da minha carreira que estende-se até o presente momento — já aprendi uma valiosa lição sobre comportamento social, e que levaria para toda a vida: a etiqueta do bom hóspede. Ele me instruiu e demostrou já na prática que os Profissionais que nos atendem na nossa intimidade não estão obrigados a lidarem com a nossa “bagunça”, e que a empatia com os mesmos reforça o nosso respeito. Ele próprio, com a sua exclusiva para elegância, costumava organizar a sua suíte antes da Arrumadeira entrar para iniciar os trabalhos. E, eu também, repetia a mesma boa prática na minha confortável suíte de 196 metros quadrados. Entendi imediatamente que desorganização não combina com elegância , são “águas” que não misturam-se! Que lição d’ouro! Mas houveram muitas outras no decorrer dos meus cinco anos de atendimento na aristocracia…que eu desejo ter a oportunidade de compartilhar com todos Vocês ao longo dos nossos encontros por aqui.
Bem, após ter aproveitado o ensejo para fundamentar sobre a “fonte” na qual eu bebi das “águas” mais puras da elegância e mordomia já podemos dar continuidade a nossa conversa informal.
Então, vamos lá a algumas dicas que são muito fáceis de serem colocadas em prática, e te elevarão no ranking dos hóspedes Top-VIPs, seja durante a tua estada em uma residência ou em algum hotel “super estrelado” pelo mundo.
Tome nota, por gentileza:
Cuidados, organização e conservação do quarto
Zelar pela organização em todos os momentos da estada é um dever do bom hóspede que valoriza e considera a Etiqueta. Esta atitude de preocupação demostra o teu respeito pela casa (ou hotel), e pela Família de Anfitriões que estão dividindo a sua intimidade.
A Bancada da pia, muita atenção…
Considerando que a Arrumadeira fará o repasso da limpeza diariamente, é importantíssimo manter a sua ordem. Use as as tuas nécessaires para manter a ordem visual e facilitar a arrumacão. Secar e mantê-la sempre limpa, sem deixar aquele excesso de itens espalhados — tipo aquele padrão de bancada de atriz plena durante o making of — é um ponto fundamental, que contribuíra para o perfeita ordem.
O Lixo
Durante a viagem produzimos lixo e sempre descartamos algo na papeleira do quarto. É importante organizar e retira-lo do quarto, para não acumular e causar um aspecto de desordem. Entregue o seu lixo cotidiano para a Arrumadeira, ou outro Funcionário responsável para fazer o descarte adequado. Algumas casas fazem a coleta seletiva (reciclagem).
As Toalhas
Após o seu uso devem ser estendidas nos seus suportes para sua secagem.
Caso não haja espaço suficiente no banheiro, peça o auxílio aos Profissionais para estendê-las nas áreas de serviço para que sequem adequadamente. Nunca as deixem molhadas e/ ou emboladas sobre a cama, poorrrr faaavoorr! Caso ainda estejam limpas porém excessivamente molhadaspodem ser encaminhadas para dar um “up” na secadora.
A Cama
Ahhh, este ponto é muito importante é falará muito sobre o teu comportamento no cotidiano. Este simples ato já dá uma nova direção ao teu dia. Uma cama organizada pode ser considerada o ponto de partida para receber o novo dia com os seus novos desafios e alegrias. A ideia é apenas arejar e “esticar” o enxoval de cama, colocando os travesseiros nos seus lugares, deixando a cama com aspecto de “organizada”. Os Profissionais responsáveis farão o envelopamento da cama com todas as suas técnicas e carinho durante a primeira arrumação do quarto.
As Roupas usadas
Normalmente não se deve lavar as roupas usadas durante uma hospedagem se for em residências, levando em conta que estarão poucos dias. O correto é juntá-las e guardá-las de forma organizada para serem lavadas na tua casa na volta da viagem. Obviamente se estiver em um hotel você contará com a facilidade de usar o serviço de lavanderia do mesmo.
“Petiscar” no quarto
Não é bem visto dentro da Etiqueta Social comer absolutamente nada dentro do quarto, a não ser naqueles casos de doença, onde está prescrito o repouso absoluto, e no próprio leito. Aaahhh, considere também a possibilidade de estimular o aparecimento de indesejados insetos.
Apenas peça uma jarra ou garrafa térmica de água para acompanhar a tua noite de sono. Caso sinta fome durante a noite dirija-se até cozinha ou copa.
O hóspede residencial nunca deve consumir alimentos no quarto!
O Peso das tuas malas, não terceirize as suas responsabilidades!
Muito importante controlar o peso da bagagem para equilibrar de forma que você possa dar conta sozinho, sem considerar a ajuda de terceiros para levar as malas que ao final são exclusivamente da sua responsabilidade, não a terceirize. Este cuidado demonstra a tua consciência e amadurecimento como hóspede, e viajante. Faça o teu planejamento do enxoval de viagem com calma. Considere as condições climáticas e as atividades que foram combinadas com os Anfitriões. Não exagere, pois exigirá um esforço físico para você transitar com o teu excesso de bagagem.
Horário das principais refeições & Rotina dos Anfitriões
É imprescindível perguntar aos Anfitriões sobre os horários basilares para que você possa acompanhar a rotina da Família, e estar presente sem atrasos, e sem modificar os hábitos do cotidiano. Afinal vocês estão compartilhando dias juntos e devem socializar o máximo de tempo possível com os teus Anfitriões. Evite os atrasos já que há uma pré organização — os Donos da Casa planejaram uma escala de horários para que a Equipe de Profissionais atendam da melhor forma possível, além do planejamento e organização de todos detalhes e cuidados para oferecer uma experiência inesquecível — principalmente se a Família tiver uma Equipe de Profissionaisatendendo durante a hospedagem, é fundamental considerar que há horários para refeições, descanso e finalizar o turno de trabalho. Quando a rotina desanda, pode gerar horas extras para estes Profissionais, e consequentemente o incremento de custos para a Família.
Talvez Você possa até estar surpreso com todo este detalhe de informação mas, lembre-se que estou falando deste lugar, de Mordomo, que participa ativamente com a Família do planejamento e organização dos mínimos detalhes da hospitalidade. Há muitas situações entrelaçadas e acontecendo ao mesmo tempo para o sucesso da estada. O teu atraso pode atrapalhar toda a logística! Seja pontual.
A Etiqueta & Comportamento Social
Seja durante a estada na casa de familiares e amigos ou em um hotel, é de bom tom gratificar (gorjetas) os Profissionais que auxiliaram durante a sua hospedagem. Esta atitude demonstra o teu savon affair, e também, que você entendeu que há incremento de trabalho e uma dedicação extra por parte da Equipe. Seja empático! Eu particularmente gosto de entregar em um pequeno envelope nominal acompanhado de uma simples frase de agradecimento que poderia dizer assim: – “Muito agradecido por sua assistência durante o final de semana”. E no mesmo envelope organiza-se os tips.
É fundamental consultar aos teus Anfitriões sobre o teu desejo de dar qualquer tipo de gratificação para a Equipe da casa, tratando-semde uma hospedagem residencial. E tratando-se de hotel, basta deixar fluir a tua generosidade e gratificar todos dias antes da primeira arrumação, ou na noturna que é chamada de “abertura de cama (turndown).
Ahh, presentear a Equipe com alguma “lembrança” como chocolates, pétit four ou algum tipo de doce ao invés da clássica “gorjeta”, também está dentro da boas regras da Etiqueta, e demostra o teu “verniz social”.
Bem, a minha parte, felizmente, eu já fiz — com muita satisfação, dividi o meu conhecimento adquirido nas minhas vivências de mais de 25 anos de atuação no mercado de altíssimo padrão — e agora Você já pode por em prática estas dicas para entrar na lista dos Hóspedes Top-VIPs. Não perca tempo!
Aos meus Selectos Leitores,
Despeço-me ansiosamente pelo nosso próximo “encontro”.
Deixo o meu cordial abraço,
O teu Mordomo Carioca.