Mordomo Carioca: No Carnaval 2023, a tendência do Rio de Janeiro é brilhar mais que sol

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a oportunidade de inovar nos looks para o Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de ArtHouse Studio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/moda-tendencia-glamour-elegancia-6450880/

Proponho a todas as Folionas e Foliões de plantão que aproveitem a atual ocasião, como uma oportunidade ímpar (… um hiato!) para experimentarem novos estilos, tendências e formas de expressar-se através da imagem pessoal — “deixando de lado” os medos, timidez e até preconceitos, que não permitem provar o novo e inusitado — com descontração, criatividade e ousadia para preparar os looks baphonykos e brilharem nesta grande festa, que já está ás nossas “portas”, o Carnaval 2023.

Vale absolutamente quase tudo… vale todas as combinações de cores, materiais, deixar a imaginação fluir, e apostar naquele acessório ou look que você pensou em ousar e usar.: — Bem, a hora é a partir de agora! Pode exagerar? Claro, trata-se de vestir-se para a festa mais alegre do mundo. Pode deixar a criatividade livre para ousar nos tecidos brilhantes (lamé, lurex, paetês, lantejoulas e cristais); nas mesclas de estampas; nos acessórios maximalistas; nas cores cítricas; e nos acabamentos metalizadas — já que durante todo o restante do ano, nos “poupamos” de usar looks mais reluzentes e combinações extravagantes — na hora de produzir o lookão do dia, e brilharem mais que o sol — é a nossa deixa para “descansar” aquele visual monocromático, all-white ou candy color que nos acompanharam até aqui… mas é somente um intervalo, enquanto a festa mais bonita do mundo durar.

Tanto para eles quanto para elas vale a dica para misturar uma peça de estampa animal print com outra tropical ou geométrica, e carregar nos tecidos brilhantes — já imaginou romper a “barreira” da timidez e ousar naquele look com calça de paetês dourado combinado com uma camisa de onça? Ou aquela saia de estampa botânica contrastando com um cropped listrado verde e branco de lantejoulas? — sem pré-conceitos ou medos de experimentar.

Vestuário, roupas para brilhar

Advertisement
pexels inna mykytas 14397304 Mordomo Carioca: No Carnaval 2023, a tendência do Rio de Janeiro é brilhar mais que sol
Foto de inna mykytas: https://www.pexels.com/pt-br/foto/moda-tendencia-glamour-elegancia-14397304/

Impossível não mencionar que estamos sobre a influência brilhosa do estilo que nasceu na glamorosa e lendária discoteca Studio 54 (1977-1986, N.Y.).

No maior espetáculo da terra, o nosso Carnaval, podemos pôr em prática, e sem limite, toda a sua exuberância.

Esta tendência auspiciosa é mais que bem-vinda, e deve ser explorada ao máximo durante todo o evento — seja para explodir de brilho naquele baile glamoroso; ou também para assistir aos desfiles no burburinho da arquibancada ou no frisson de um badalado camarote na Sapucaí; ou simplesmente para marcar a presença nos ferventes blocos da cidade — imprimindo aquele estilo de muitíssima personalidade, e sem medo de ser feliz.

Materiais como lurex, lamê, cetim, paetês, lantejoulas, cristais, canutilhos podem ser usados sem medida… pooor favooor!!!

Está com “sede de brilhar”? Então que tal apostar em um conjunto de paetês com estampa barroca ou naquele vestido de lantejoulas furta-cor com franjas metalizadas? de estampa animal print ou barroca; ou talvez a tão sonhada calça ou shorts de paetês para combinar com aquele tênis ou sapato all gold

Conjuntos, tendência sleep wear

Pijamas ou roupa de dormir? Só que não! É roupa para sair e colocar o bloco na rua literalmente! Estão em altíssima! A sua confortável modelagem democrática é realmente inspirada nos pijamas, mas com a pegada prática do vestuário street wear, que veste conferindo estilo para elas e eles. Não há dúvidas que esta tendência voltou, e desta vez para ficar.

As grifes internacionais como Gucci, Dolce Gabanna, Versace, entre muitas outras, já apostam neste mood há algumas coleções. E é óbvio que os nossos estilistas e criadores nacionais também não ficam para trás, e já vêm oferecendo belíssimas opções de conjuntos nas suas coleções.

A variação das opções de tecidos, estampas e combinações que a indústria oferece é gigantesca — longos ou curtos; de shorts ou calça com camisa; estampas étnicas ou tropicais; tecidos planos e brilhantes — uma aposta certa para aquele evento que pede um look mais elaborado, ou para um dia inteiro de folia na rua explorando os blocos locais, sem perder conforto. Também podem ser usados lindamente em várias outras ocasiões, ao longo do ano.

Folionas e foliões fiquem atentos aos conjuntos com estampas barrocas, que são inspirados nas coleções do pioneiro estilista Gianni Versace — designers e grifes nacionais já oferecem muitas opções bem acessíveis neste estilo — que vêm conquistando a cada dia mais adeptos do estilo “Versaciano”, que estão no topo da lista.

Se ainda não teve tempo para ir às compras para “garimpar” as peças para produzir os looks, não se desespere, pois ainda há tempo! O comércio local está bem aquecido, e continua oferecendo muita variedade de opções, e até com preços Off.

O conforto dos pés é indispensável

De nada adiantaria estar com o visual brilhante, e “pecar” na escolha do calçado, arriscando interromper a festa com aquele desconforto nos pés… Então não podemos deixar que este detalhe essencial diminua o encanto da folia. Avalie bem, quais são as condições do evento, escolha ao máximo priorizar o bem estar e saúde dos teus pés — tênis ou calçados mais fechados são mais indicados para os blocos de rua, proporcionando mais segurança além do desejado conforto; e em outras ocasiões opte pelos coringas chinelões e slides de EVA injetado que dão aquela sensação de “pisar sobre nuvens”, e sem precisar de alto investimento — e não negocie este quesito!

Etiqueta, sem moderação, use e abuse da cordialidade

Ainda que seja Carnaval, não significa, que tudo esteja permitido no que se diz respeito ao nosso comportamento. O respeito ao próximo e a empatia devem estar sempre presentes em todos os ambientes, e praticados em todas as ocasiões sem moderação.

Vista-se para brilhar, e seja a tua melhor versão!

Que se inicie o tempo da ousadia e alegria nas terras cariocas!

Desejo a todos os meus Seletos Leitores,

Que tenham um Carnaval reluzente de alegrias e harmonia,

O teu Mordomo Carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mordomo Carioca: No Carnaval 2023, a tendência do Rio de Janeiro é brilhar mais que sol
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui