Morreu nesta segunda-feira (07/08), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. A artista, que havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Nascida em 1940, Aracy foi um nome importante da televisão brasileira com atuações em séries e novelas, incluindo Sai de Baixo, Vila Sésamo, Corrida do Ouro, Ti-Ti-Ti e A Próxima Vítima.
Nos anos 1960, Aracy começou no teatro, trabalhando em Os Ossos do Barão, de Jorge Andrade, e na montagem brasileira de Hair. Aracy despontou na televisão como a Gabriela do infantil ‘Vila Sésamo’, de 1973, e se destacou como protagonista nas novelas ‘Corrida do Ouro’ (1974) e ‘Bravo!’ (1975). A atriz também surpreendeu o público com as revelações da manipuladora Filomena Ferreto, em ‘A Próxima Vítima’ (1995). Mas sempre foi muito lembrada pela divertida Cassandra, de ‘Sai de Baixo’.
Paralelamente à carreira na TV, seguiu com trajetória no cinema e como um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Entre os principais trabalhos, estão peças dirigidas por Ademar Guerra, como Hair (1968) e interpretando Clarice Lispector em Clarice Coração Selvagem (1998).
Seu último trabalho completo na TV foi a novela Sol Nascente, de 2016. Desde então, ela fez participações esporádicas em produções como Malhação e Juntos a Magia Acontece. A última entrevista da artista aconteceu há quase um ano, durante o programa Conversa com Bial.
a eterna cassandra que me fazia morrer de rir. descanse em paz. combateu o bom combate.