Morre, aos 86 anos, Luiz Werneck Vianna, um dos maiores nomes das Ciências Sociais no Brasil

Sociólogo estava internado no Copa D'Or. O velório será no Crematório da Penitência, no Caju, Zona Portuária da capital, nesta sexta-feira, a partir das 10h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luiz Jorge Werneck Vianna / Reprodução: Internet

O sociólogo Luiz Jorge Werneck Vianna, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), morreu nesta quarta-feira (21), no hospital Copa D’Or, na Zona Sul da cidade, onde estava internado para tratamento de sua saúde. O sociólogo, que tinha 86 anos, será velado nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, no Crematório da Penitência, no Caju, Zona Portuária da capital. A cremação está marcada para as 13h. A Missa de Sétimo Dia será oficiada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Gávea, Zona Sul do Rio, na próxima quarta-feira (28), às 19h.

Nascido em 1938, Werneck Vianna passou a sua infância em Ipanema, também na Zona Sul. Em 1958, ingressou na faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 1956 se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Estudioso, Luiz Werneck Vianna ingressou no curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964.

Em 1970, o pesquisador foi para o Chile para se proteger da repressão do governo militar vigente, tendo voltado no ano seguinte. Quando aqui chegou, o intelectual foi detido pelos militares, ficando na cadeia por seis meses. Após a sua libertação, Werneck Vianna deu ingressou na Universidade de São Paulo (USP), para fazer o doutoramento em Sociologia, o qual finalizou em 1976, defendendo a tese “Liberalismo e sindicato no Brasil”.

Luiz Werneck Vianna atuava como professor e pesquisador do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e coordenador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES) da instituição, onde orientou 37 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado. Ele também atuou no Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Advertisement

Por meio de nota assinada pelo reitor Padre Anderson Antônio Pedroso, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro lamentou o falecimento do professor:

“É com grande pesar que a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) recebe a notícia do falecimento do reconhecido sociólogo Luiz Werneck Vianna, ocorrido hoje.

Luiz Werneck Vianna foi um intelectual de grande relevância para o campo da sociologia e para a comunidade acadêmica como um todo. Seu legado se estende nas orientações de muitas gerações, estudos e reflexões sobre a sociedade brasileira, onde deixou uma marca indelével na história do pensamento social no Brasil.

Durante sua trajetória, contribuiu de forma significativa para o avanço do conhecimento científico e para o debate público, sempre pautado pela ética, pela integridade e pelo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Sempre foi muito generoso, com seus colegas professores e alunos, tanto no sentido intelectual quanto no sentido pessoal.

Em nossa Universidade, Professor Werneck contribuiu para a consolidação do nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e rapidamente se tornou uma referência em nosso Departamento de Ciências Sociais e para toda a Universidade, onde continuou lecionando até o ano passado.

Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e aos colegas de Luiz Werneck Vianna, e manifestamos nosso reconhecimento e gratidão por sua inestimável contribuição ao saber e à cultura.

Que seu legado continue inspirando gerações futuras e que sua memória seja honrada com o compromisso contínuo pela busca do conhecimento e pela transformação social.”

Informações: O DIA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre, aos 86 anos, Luiz Werneck Vianna, um dos maiores nomes das Ciências Sociais no Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Morre, aos 86 anos, Luiz Werneck Vianna, um dos maiores nomes das Ciências Sociais no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui