Morre, aos 90 anos, Maria Lata D’Água, ícone do Carnaval do Rio

Mineira de Diamantina, a ex-passista da Acadêmicos do Salgueiro chegou ao Rio, ainda criança. Seu amor pelo Carnaval rendeu-lhe a marchinha "Lata d'água na cabeça", de Luís Antonio e Jota Júnior

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maria Lata D'Água / Rede Social da sambista

Internada desde o início do ano, em uma unidade de saúde em Cachoeira Paulista, cidade do interior de São Paulo, Maria Mercedes Chaves Roy, conhecida como Maria Lata D’Água, faleceu nesta sexta-feira (23), aos 90 anos. As causas da morte da ex-passista não foram divulgadas.

Maria Mercedes nasceu no seio de família pobre, em Diamantina, Minas Gerais, onde aprendeu a levar latas de água na cabeça para ajudar os pais nos serviços domésticos. Aos 11 anos, Maria Lata D’Água se mudou para o Rio de Janeiro, cidade onde conheceu a vida dos morros e o Carnaval, pelo qual desenvolveu uma forte paixão.

Começou a desfilar, em 1949, pela Acadêmicos do Salgueiro. Maria Mercedes foi passista em várias agremiações carnavalescas, tendo desfilado por 45 anos. Sua forte presença no mundo do samba inspirou os compositores Luís Antonio e Jota Júnior a escreverem marchinha “Lata d’água na cabeça”.

Foi no Rio que ela também desenvolveu a sua vida artística em circos e boates, tendo inclusive feito parcerias com Emilinha Borba e Marlene, além de outros artistas importantes da época.

Advertisement

Nos desfile da Portela, a passista realizava o mesmo ritual, no qual equilibrava uma lata de metal com capacidade para 20 litros na cabeça – deixando a sua marca cultura popular carioca.

Informações: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre, aos 90 anos, Maria Lata D’Água, ícone do Carnaval do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui