Nesta quinta-feira, (08/09), morreu, aos 96 anos, uma das personalidades mais conhecidas e reverenciada no mundo, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II. Elizabeth, ou ’Lilibet’, como era chamada pela família e amigos (muito) próximos, também era a chefe de estado dos mais de 54 países membros da chamada Comunidade Britânica. Era a rainha do Canadá, Austrália, Nova Zelândia e dezenas de outros países. A monarca faleceu na Escócia, no palácio de Balmoral, onde estava de férias desde 21 de junho.
Reinando há 70 anos e adorada pelos britânicos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, sempre a contragosto, desmarcava ou adaptava uma série de eventos oficiais. A rainha britânica ”reina, mas não governa”; a chefia de governo é exercida por um primeiro-ministro escolhido pelo parlamento.
Quem foi a Rainha Elizabeth II
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ela foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).
Quando Elizabeth II nasceu, a coroa estava em poder de seu avô George V, que foi o primeiro membro da dinastia de Windsor, a ser coroado. Elizabeth era a terceira na linha sucessória da coroa, atrás de seu tio Edward e de seu pai George.
Em 1936 com a morte de seu avô, ascende ao trono, seu tio Rei Edward VIII, que abdicou antes de um ano, para casar com uma norte-americana divorciada, levando ao trono seu pai, o Rei George VI, que assumiu o trono em 11 de dezembro de 1936.
Com 10 anos, Elizabeth torna-se a primeira na linha sucessória ao trono. Elizabeth teve apenas uma irmã mais nova, Margaret Rose, a Princesa Margaret.
Casamento e coroação
Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia. O casamento foi realizado na Abadia de Westminster. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres.
O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).
A partir de 1951, enquanto o rei George VI esteve doente, em razão do câncer de pulmão, a princesa Elizabeth já o representava em diversos compromissos oficiais, inclusive em viagens pelo mundo.
No dia 6 de fevereiro de 1952, com a morte precoce de seu pai, Elizabeth II, com 25 anos de idade, assume o trono. É coroada na Abadia de Westminster, no dia 2 de junho de 1953. Nesta data, a Rainha já era mãe de Charles e Anne. Após a coroação, a Família Real passou a residir no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. O príncipe Philip que se manteve na condição de consorte real, tornou-se Duque de Edimburgo.
A princesa passa a ser a rainha Elizabeth II, Chefe de Estado da Commonwealth (Comunidade das Nações), conjunto de países que integram o império britânico, a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido.
Elizabeth II reinou como monarca constitucional por meio de grandes mudanças políticas, como os problemas na Irlanda do Norte, a devolução no Reino Unido, a descolonização da África e a adesão do Reino Unido às Comunidades Européias e a retirada da União Européia. Conheceu 14 presidentes americanos e quase todas as maiores personalidades do século XX e início do XXI.
Jubileu
E em 6 de fevereiro de 2022, Elizabethe II atingiu 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. o que significa que nunca antes na história um monarca britânico ficou tanto tempo no trono. A partir do dia 12 de junho do mesmo ano, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos na História, atrás apenas do rei Luís XIV (da França – este com 72 anos e 110 dias de reinado). É também a monarca reinante mais idosa de todos os tempos.
A rainha e o Rio de Janeiro
Em novembro de 1968 houve um encontro real entre a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e o Rei do Futebol Brasileiro, Pelé. O encontro aconteceu na Tribuna de Honra do Estádio Mário Filho, o famoso Maracanã.
A Rainha assistiu uma partida entre as seleções do Rio e de São Paulo. Os paulistas venceram a disputa por 3 a 2. Pelé, o capitão da seleção paulista, marcou um dos gols, o 900º de sua carreira, aos 39 segundos do primeiro tempo.
Elizabeth II estava com 42 anos de idade e com 16 anos de reinado quando visitou o Brasil, e o Rio de Janeiro, pela primeira e única vez. “Foi a única viagem de um monarca britânico à América do Sul e, só por isso, ela é muito importante”, afirma o Embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda.
A rainha chegou ao Rio de Janeiro em 1968, junto com seu marido, o Duque de Edimburgo, e visitaram inúmeros pontos do RJ, como o Estaleiro Mauá, em Niterói, a Praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta e o Outeiro da Glória. Além de receber na Embaixada Britânica (hoje, Palácio da Cidade, sede da Prefeitura em Botafogo) e visitou o Iate Clube do Rio de Janeiro.
O governador Negrão de Lima homenageou os ilustres visitantes com um almoço para 200 convidados no Museu de Arte Moderna (MAM). Na ocasião, o anfitrião presenteou a rainha com alguns LPs de Música Popular Brasileira, como Pixinguinha (1897-1973), Carmen Miranda (1909-1955), entre outros. Além disso, os monarcas desfilaram em carro aberto na Avenida Atlântica, em Copacabana.
A Rainha Elizabeth também inaugurou o início das obras da Ponte Rio-Niterói e assistiu a um desfile improvisado de Carnaval, com passistas e ritmistas da Estação Primeira da Mangueira, na Embaixada do Reino Unido, em Botafogo (hoje nosso Palácio da Cidade, como dito acima).
No seu último dia na Capital, a rainha e o príncipe depositaram flores no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. E na segunda pela manhã, embarcaram no Aeroporto do Galeão, rumo ao Chile.
Bicentenário da Independência
Na última quarta-feira, (07/09), a Rainha enviou uma mensagem para o povo brasileiro em comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil.
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhanso com esperação e determinação para superar os desafios globais juntos“, disse em mensagem.
A mensagem foi veiculada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, por seu twitter.
Quem irá assumir o trono?
Com a morte da monarca mais antiga, e uma das mais importantes da história do Reino Unido, uma questão fica no ar. Quem irá assumir o trono real?
A linha de sucessão real britânica é baseada na ordem dos descendentes da rainha e em uma série de regras legislativas aprovadas pelo Parlamento. Com a morte de Elizabeth II, seu primeiro filho, o herdeiro aparente ao trono, Charles, o Príncipe de Gales, é quem assume o trono. Espera-se que o filho mais velho da rainha se torne rei após sua morte.
A esposa de Charles, Camilla, Duquesa da Cornualha se tornará Rainha Consorte quando ele assumir o trono. O título foi confirmado pela própria Rainha durante o Jubileu de Platina.
No caso de o príncipe Charles não aceitar a coroa, seu filho, o príncipe William, assumirá o trono, pois ele é o próximo na fila.
Cinco primeiros na linha de sucessão
- O Duque de Cambridge – Príncipe William
- Príncipe George de Cambridge
- Princesa Charlotte de Cambridge
- Príncipe Luís de Cambridge
- O Duque de Sussex – Príncipe Harry
Meus pesames