Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II

Reinando há 70 anos e adorada pelos britânicos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, sempre a contragosto, desmarcava ou adaptava uma série de eventos oficiais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira, (08/09), morreu, aos 96 anos, uma das personalidades mais conhecidas e reverenciada no mundo, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II. Elizabeth, ou ’Lilibet’, como era chamada pela família e amigos (muito) próximos, também era a chefe de estado dos mais de 54 países membros da chamada Comunidade Britânica. Era a rainha do Canadá, Austrália, Nova Zelândia e dezenas de outros países. A monarca faleceu na Escócia, no palácio de Balmoral, onde estava de férias desde 21 de junho.

Reinando há 70 anos e adorada pelos britânicos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, sempre a contragosto, desmarcava ou adaptava uma série de eventos oficiais. A rainha britânica ”reina, mas não governa”; a chefia de governo é exercida por um primeiro-ministro escolhido pelo parlamento.

Quem foi a Rainha Elizabeth II

images 34 1 Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ela foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).

Quando Elizabeth II nasceu, a coroa estava em poder de seu avô George V, que foi o primeiro membro da dinastia de Windsor, a ser coroado. Elizabeth era a terceira na linha sucessória da coroa, atrás de seu tio Edward e de seu pai George.

Advertisement

Em 1936 com a morte de seu avô, ascende ao trono, seu tio Rei Edward VIII, que abdicou antes de um ano, para casar com uma norte-americana divorciada, levando ao trono seu pai, o Rei George VI, que assumiu o trono em 11 de dezembro de 1936.

Com 10 anos, Elizabeth torna-se a primeira na linha sucessória ao trono. Elizabeth teve apenas uma irmã mais nova, Margaret Rose, a Princesa Margaret.

Casamento e coroação

WhatsApp Image 2022 09 08 at 11.57.12 Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Foto: Reprodução – Elizabeth II e Philip Mountbatten

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia. O casamento foi realizado na Abadia de Westminster. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres.

O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).

A partir de 1951, enquanto o rei George VI esteve doente, em razão do câncer de pulmão, a princesa Elizabeth já o representava em diversos compromissos oficiais, inclusive em viagens pelo mundo.

No dia 6 de fevereiro de 1952, com a morte precoce de seu pai, Elizabeth II, com 25 anos de idade, assume o trono. É coroada na Abadia de Westminster, no dia 2 de junho de 1953. Nesta data, a Rainha já era mãe de Charles e Anne. Após a coroação, a Família Real passou a residir no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. O príncipe Philip que se manteve na condição de consorte real, tornou-se Duque de Edimburgo.


A princesa passa a ser a rainha Elizabeth II, Chefe de Estado da Commonwealth (Comunidade das Nações), conjunto de países que integram o império britânico, a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido.

Elizabeth II reinou como monarca constitucional por meio de grandes mudanças políticas, como os problemas na Irlanda do Norte, a devolução no Reino Unido, a descolonização da África e a adesão do Reino Unido às Comunidades Européias e a retirada da União Européia. Conheceu 14 presidentes americanos e quase todas as maiores personalidades do século XX e início do XXI.

Jubileu

E em 6 de fevereiro de 2022, Elizabethe II atingiu 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. o que significa que nunca antes na história um monarca britânico ficou tanto tempo no trono. A partir do dia 12 de junho do mesmo ano, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos na História, atrás apenas do rei Luís XIV (da França – este com 72 anos e 110 dias de reinado). É também a monarca reinante mais idosa de todos os tempos.

A rainha e o Rio de Janeiro

WhatsApp Image 2022 09 08 at 12.44.40 Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Foto: Arquivo Nacional

Em novembro de 1968 houve um encontro real entre a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e o Rei do Futebol Brasileiro, Pelé. O encontro aconteceu na Tribuna de Honra do Estádio Mário Filho, o famoso Maracanã.

A Rainha assistiu uma partida entre as seleções do Rio e de São Paulo. Os paulistas venceram a disputa por 3 a 2. Pelé, o capitão da seleção paulista, marcou um dos gols, o 900º de sua carreira, aos 39 segundos do primeiro tempo.

Elizabeth II estava com 42 anos de idade e com 16 anos de reinado quando visitou o Brasil, e o Rio de Janeiro, pela primeira e única vez. “Foi a única viagem de um monarca britânico à América do Sul e, só por isso, ela é muito importante”, afirma o Embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda.

A rainha chegou ao Rio de Janeiro em 1968, junto com seu marido, o Duque de Edimburgo, e visitaram inúmeros pontos do RJ, como o Estaleiro Mauá, em Niterói, a Praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta e o Outeiro da Glória. Além de receber na Embaixada Britânica (hoje, Palácio da Cidade, sede da Prefeitura em Botafogo) e visitou o Iate Clube do Rio de Janeiro.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.13.19 Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Elizabeth II visita terreno do Consulado Britânico onde seria erguida uma creche no Dona Marta

O governador Negrão de Lima homenageou os ilustres visitantes com um almoço para 200 convidados no Museu de Arte Moderna (MAM). Na ocasião, o anfitrião presenteou a rainha com alguns LPs de Música Popular Brasileira, como Pixinguinha (1897-1973), Carmen Miranda (1909-1955), entre outros. Além disso, os monarcas desfilaram em carro aberto na Avenida Atlântica, em Copacabana.

A Rainha Elizabeth também inaugurou o início das obras da Ponte Rio-Niterói e assistiu a um desfile improvisado de Carnaval, com passistas e ritmistas da Estação Primeira da Mangueira, na Embaixada do Reino Unido, em Botafogo (hoje nosso Palácio da Cidade, como dito acima).

79863372 rio de janeiro rj 09 11 1968 elizabeth ii rainha da inglaterra visita ao brasil des Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Comboio da Rainha Elizabeth II na Avenida Atlântica, em Copacaba

No seu último dia na Capital, a rainha e o príncipe depositaram flores no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. E na segunda pela manhã, embarcaram no Aeroporto do Galeão, rumo ao Chile.

Bicentenário da Independência

Na última quarta-feira, (07/09), a Rainha enviou uma mensagem para o povo brasileiro em comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil.

Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhanso com esperação e determinação para superar os desafios globais juntos“, disse em mensagem.

A mensagem foi veiculada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, por seu twitter.


Quem irá assumir o trono?

ElizabethII principe charles coronavirus Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Foto: Reprodução

Com a morte da monarca mais antiga, e uma das mais importantes da história do Reino Unido, uma questão fica no ar. Quem irá assumir o trono real?

A linha de sucessão real britânica é baseada na ordem dos descendentes da rainha e em uma série de regras legislativas aprovadas pelo Parlamento. Com a morte de Elizabeth II, seu primeiro filho, o herdeiro aparente ao trono, Charles, o Príncipe de Gales, é quem assume o trono. Espera-se que o filho mais velho da rainha se torne rei após sua morte.

A esposa de Charles, Camilla, Duquesa da Cornualha se tornará Rainha Consorte quando ele assumir o trono. O título foi confirmado pela própria Rainha durante o Jubileu de Platina.

No caso de o príncipe Charles não aceitar a coroa, seu filho, o príncipe William, assumirá o trono, pois ele é o próximo na fila.

Cinco primeiros na linha de sucessão

  • O Duque de Cambridge – Príncipe William
  • Príncipe George de Cambridge
  • Princesa Charlotte de Cambridge
  • Príncipe Luís de Cambridge
  • O Duque de Sussex – Príncipe Harry

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Morre, aos 96 anos, a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui