Morre Cynara, uma das fundadoras do grupo Quarteto em Cy

Com mais de 60 anos de carreira, o Quarteto em Cy teve uma trajetória bonita, mas com pausas e reconfigurações, que incluíram a saída de Cilene do conjunto em 1966

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cynara, do Quarteto em Cy / Reprodução: Rede Social

A fundadora do lendário grupo Quarto em Cy – formado apenas por mulheres -, Cynara morreu, nesta quarta-feira (11), aos 78 anos, no Hospital Prontocor, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde estava internada. A causa da morte não foi revelada. A comunicação do falecimento da cantora foi feita através de uma rede social:

“É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11/4/23, terça-feira, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade”, dizia a publicação.

Ainda de acordo com o comunicado, a jornada de Cynara teria sido rica e “incrível” pelo lado profissional, e também pela família, que era sagrada para a cantora, que deixou três filhos e quatro netos. A nota citou um trecho de uma música de Chico Buarque e Tom Jobim, interpretada por ela em parceria com Cybele (falecida em 2014), no Festival Internacional da Canção de 1968, no Maracanãzinho“Vou voltar, sei que ainda vou voltar, para o meu lugar…”.

Natural de Ibirataia, na Bahia, Cinara de Sá Leite Faria nasceu no dia 7 de janeiro de 1945, tendo se mudado com as irmãs para o Rio de Janeiro ainda na juventude. Na ocasião, as jovens foram apadrinhadas pelo compositor Vinicius de Moraes, estreando oficialmente como um grupo musical em julho de 1964, quando gravaram o primeiro disco, chamado “Quarteto em Cy”.

Advertisement

Com quase 60 anos de carreira, o Quarteto em Cy teve uma trajetória bonita, mas com pausas e reconfigurações, que incluíram a saída de Cilene do conjunto em 1966. Cynara e a irmã, Cyva eram as últimas integrantes da formação original do grupo. Cynara foi casada com Ruy Faria, ex-integrante do MPB4, falecido em 2018.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre Cynara, uma das fundadoras do grupo Quarteto em Cy
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Morre Cynara, uma das fundadoras do grupo Quarteto em Cy
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui