Morre em Niterói Ismélia Silveira, ex-primeira dama do antigo estado do RJ

Ismélia era viúva do ex-governador Roberto da Silveira e tinha acabado de completar 91 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A ex-primeira dama do antigo estado do Rio de Janeiro, Ismélia Silveira (Foto: Reprodução Facebook)

Morreu neste domingo (14/03) em Niterói, aos 91 anos de idade, Ismélia Saad Silveira, ex-primeira dama do antigo estado do Rio de Janeiro, período anterior à junção como a cidade estado Guanabara. A causa da morte não foi divulgada pela família. Ismélia era viúva do ex-governador Roberto Silveira, que morreu aos 38 anos em um acidente de helicóptero.

Ex-primeira dama do antigo estado do Rio de Janeiro, anterior à fusão com a cidade-estado Guanabara, e que tinha capital em Niterói, Ismélia Saad Silveira morreu na manhã deste domingo (14), aos 91 anos, de causa não divulgada pela família. Ela era viúva do ex-governador Roberto da Silveira, que faleceu aos 38 anos em um acidente de helicóptero. 

Ismélia Silveira tina acabado de completar 91 anos (fez aniversário no sábado (13/03). Ela deixa três filhos. Entre eles, Jorge Roberto da Silveira, que foi prefeito de Niterói por quatro mandatos, além de deputado estadual por outros dois. Ela era natural de Bom Jesus do Itabapoana, no norte fluminense e se casou aos 21 anos.

Roberto da Silveira tinha, na ocasião, 28. Ela esteve ao lado dele na trajetória política, que incluiu dois mandatos de deputado estadual e um de vice-governador, até assumir o posto principal, abreviado pelo acidente aéreo que conduziria Celso Peçanha ao cargo de governador. A fusão entre os dois estados só aconteceria em 1971. 

Advertisement

Na eleição seguinte à morte de Roberto da Silveira, ela viu o irmão do ex-marido ser eleito governador do estado: o delegado Badger da Silveira, que também foi prefeito de Niterói por quatro mandatos. 

Prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT) determinou luto oficial de três dias na cidade e lamentou a perda: 

Tenho laços de amizade e passagens junto a família da nossa eterna primeira dama do Estado. Na minha trajetória como ambientalista, construí grande amizade com a Márcia, filha caçula da dona Ismélia. Juntos fundamos, em 1980, o grupo ambientalista MORE – Movimento de Resistência Ecológica, e algumas de nossas reuniões aconteciam justamente na casa da dona Ismelia”, disse o prefeito. 

O corpo da ex-primeira dama será sepultado no mausoléu da família Silveira, no Cemitério do Maruí, em Niterói. Ainda não há informações sobre horário ou velório.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre em Niterói Ismélia Silveira, ex-primeira dama do antigo estado do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui