Morre, no Rio, o cineasta Bob Nadkarni, fundador do The Maze

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bob Nadkarni / Foto: Gabriel Subtil

Morreu na tarde desta segunda-feira (17), o artista plástico, músico e cineasta, Bob Nadkarni, fundador do The Maze. Bob estava internado no Hospital Badim, na Tijuca, na Zona Norte da cidade, e teve como causa da morte falência múltipla dos órgãos. Nadkarni deixa a viúva Marluce Nadkarni, e quatro filhos: Lucy, Eric, Bruno e Lisa.

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, Bob Nadkarni criou o The Maze, na comunidade Tavares Bastos, no Catete, na Zona Sul da cidade, como um mix de residência-ateliê, bar, hospedagem e casa de shows onde os amantes do jazz e da MPB poderiam assistir a disputadas apresentações dos gêneros musicais. Tudo a céu aberto, diante da vista deslumbrante da Baía de Guanabara. O local era frequentado por correspondentes estrangeiros, assim como Bob, que trabalhou para a CNN no Brasil e era ligado à Associação do Clube dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira (ACIE). Também frequentavam o espaço turistas nacionais e internacionais, além dos próprios moradores da Tavares Bastos. Dada a sua localização e peculiaridades arquitetônicas, o The Maze foi cenário de filmes brasileiros e estrangeiros, o que promoveu a beleza do cidade no mundo inteiro.

Em 1997, o cineasta Luiz Eduardo Lerina lançou o documentário “Dois Mundos”, o qual conta o dia a dia de Bob Nadkarni. O trabalho, que foi exibido no Brasil e no exterior, venceu do primeiro Festival de Vídeo Brasilidade, patrocinado pelo Instituto Goethe, do Rio de Janeiro, naquele ano.

Em março de 2022, o The Maze retomou algumas das suas atividades, após ficar dois anos fechado. Em outubro de 2019, Bob Nadkarni foi despejado do local, durante o governo de Marcelo Crivella, após a Defesa Civil emitir um laudo que indicava um possível risco de desabamento. Mas, depois de outros requerimentos de vistorias, foi verificado que o funcionamento da casa não representava perigo. Diante da documentação, o prefeito Eduardo Paes (PSD) deferiu a volta da presença do público no espaço, mas embargou a realização de eventos em geral.

Advertisement

Na época Bob Nadkarni teria afirmado, segundo o blog de Lu Lacerda: “Eduardo Paes representa a todos nós. Fazemos um trabalho com todo o amor e cuidado, além de todo o conselho profissional que eu tive, como o do Sérgio Bernardes (1919-2002), que me ajudou a fazer isso aqui, só porque ele era fã do filme ‘2001, uma Odisseia no Espaço’ (1968, de Stanley Kubrick), e eu fiz as naves para o longa (o nome de Bob está nos créditos). Então, convido o Paes para sentir como esse lugar vai ser um ícone para todas as gerações e mais uma atração turística na cidade.”

O corpo de Bob Nadkarni foi cremado nesta terça-feira (18), no final da tarde, no Cemitério do Caju.

As informações são do jornal O Globo, do Blog Lu Lacerda e do site Rolé.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre, no Rio, o cineasta Bob Nadkarni, fundador do The Maze
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui