Morre no Rio o violonista João de Aquino

Produtor e compositor, artista carioca foi vítima de parada cardíaca em decorrência de complicações de uma pneumonia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
João de Aquino (Foto: Reprodução / Facebook João de Aquino)

Morreu na noite desta quarta-feira (28/09), o violonista e produtor musical João de Aquino Monteiro. Aos 77 anos, ele foi vítima de parada cardíaca em decorrência de complicações de uma pneumonia. O músico também foi compositor, arranjador e produtor musical.

Compositor do clássico “Viagem” (1972), o violonista carioca construiu sua carreira com álbuns como “Violão Viageiro” (1974), “Terreiro Grande” (1978), “Asfalto” (1980), “Patuá” (1991), “Carta Marcada” (1994) e “Sabor” (2002).

O último lançamento de João foi “Elza Soares & João de Aquino” (2021), divulgado em dezembro, captado em única sessão de estúdio no Rio, presumivelmente em 1996, feita pelo músico com a cantora Elza Soares, que faleceu em janeiro.

Criado em ambiente musical, aos 10 anos João de Aquino já era aluno de Jayme Florence, o grande violonista conhecido como Meira. O aluno logo se tornou um mestre com o toque do violão orixá que reverberou a ascendência africana da música do Brasil, sobretudo no disco “Terreiro Grande”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre no Rio o violonista João de Aquino
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui