Faleceu nesta quinta-feira (03/03), aos 80 anos, o físico Luiz Pinguelli Rosa. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Até o fechamento desta matéria, a causa da morte ainda não havia sido revelada.
Nascido na própria capital fluminense em 19 de fevereiro de 1942, Pinguelli foi presidente da Eletrobras, empresa responsável por coordenar toda a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no país, em 2003, durante o primeiro ano de mandato do governo Lula.
Além disso, comandou, por 4 mandatos, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Físico de formação, ele era também mestre em engenharia nuclear.
Por meio de nota oficial, a UFRJ decretou luto de 3 dias e lamentou o falecimento do ex-professor. ”A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente a partida de Pinguelli, defensor nato da universidade brasileira e da difusão da ciência e da tecnologia. Seu compromisso por uma universidade de qualidade que transpira pesquisa deixará uma lacuna entre nós e um aprendizado permanente. Transmitimos força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de consternação”, escreveu a universidade.
Vale ressaltar que o velório de Pinguelli será aberto ao público, das 17h às 19h, no átrio do Palácio Universitário, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, na Urca.