Morre o Rei Pelé, aos 82 anos

Maior jogador de futebol de todos os tempos nos deixou nesta quinta-feira. Pelé estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Pelé Twitter)

Morreu nesta quinta-feira (29/12) Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aos 82 anos. Ele estava internado Hospital Israelita Albert Einstein (SP), onde chegou no dia 29 de novembro com um quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigêmica (edema generalizado) e uma insuficiência cardíaca descompensada.

Hospitalizado, o Rei não estava mais respondendo ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino. No início do ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Pelé estava sob cuidados paliativos exclusivos, quando a quimioterapia é suspensa e o paciente segue recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, sem ser submetido a terapias invasivas.

Natural de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé foi o maior jogador de futebol de todos os tempos e um dos maiores atletas da história do esporte mundial. Com a camisa da Seleção Brasileira, Pelé conquistou três vezes a Copa do Mundo (58,62,70). Até hoje, ele é o jogador com mais gols marcados, 1283, no total. Além disso, Pelé foi eleito o atleta do século pela Fifa.

Advertisement

Apresentado ao mundo pelo Santos Futebol Clube, o craque também foi bi-campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes (1962,1963) com a camisa do Peixe. Foram 45 taças levantadas pela equipe santista. 

Milésimo gol no Maracanã

20211119113330796461e Morre o Rei Pelé, aos 82 anos
foto: Domicio Pinheiro/AE/AFP

Pelé tem uma relação especial com o Rio de Janeiro. No dia 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, o Rei Pelé marcou seu milésimo gol na carreira. A partida foi realizada no Maracanã contra o Vasco e terminou com vitória santista por 2 a 1.

Os jornalistas que cobriam a partida saíram de trás do gol e imediatamente colocaram Pelé sobre os ombros. O estádio gritava o nome do Rei. Pelé deu a volta olímpica pelo estádio seguido por uma pequena multidão. Ao ser ouvido, pediu que o governo olhasse pelas crianças pobres do Brasil. 

Pelé nos ensinou a amar o futebol e fez dele sua vida. O legado do craque será eterno. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre o Rei Pelé, aos 82 anos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui