Morre Regina Gordilho, 1ª mulher a presidir a Câmara Municipal do Rio

Regina Gordilho também foi deputada federal e fundou a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas da Violência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Regina Gordilho atuou como deputada federal e vereadora no Rio de Janeiro Reprodução / Câmara Municipal do Rio

A ex-deputada federal e ex-vereadora Regina Gordilho morreu, nesta sexta-feira (07/05), aos 91 anos. A parlamentar foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Até o momento, não há informação sobre a causa do falecimento.

Nascida em Salvador, Regina Gordilho migrou para o Rio de Janeiro quando tinha apenas quatro anos de idade , onde abriu sua própria confecção de roupas. Em março de 1987, o seu filho, o estudante de Educação Física e professor de natação Marcellus Ribas Gordilho, de 24 anos, foi morto por policiais militares na Cidade de Deus, em Jacarepaguá.

Com a absolvição dos cinco acusados pela morte do filho, Regina Gordilho começou a fazer mobilizações públicas para pleitear a punição dos criminosos e elegeu-se com o discurso de combate à impunidade e a violência policial.

Advertisement

Ela foi vereadora entre 1989 a 1991 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro até 1990, tendo como Vice-Presidente, o vereador e ex-jogador de futebol, Carlos Alberto Torres. No ano seguinte, a parlamentar elegeu-se deputada federal, permanecendo no Congresso Nacional até 1995. Gordilho integrou as bancadas do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Partido Republicano Progressista (PRP), do Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Regina Gordilho encerrou a sua carreira política no fim da década de 1990, mas a luta contra a violência na cidade do Rio de Janeiro continuou. Ela fundou a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas da Violência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre Regina Gordilho, 1ª mulher a presidir a Câmara Municipal do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui