De acordo com dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, compilados pelo Instituto Rio 21, a trilha do Morro da Urca é a mais visitada da cidade maravilhosa, em comparação com as trilhas do Bom Retiro, Parque Lage, Pedra Bonita e Pedra da Gávea.
A trilha da Pedra Bonita, que é a segunda mais explorada, não chega a ter nem a metade dos visitantes do Morro da Urca. Enquanto o Morro da Urca recebeu mais de 200 mil pessoas em 2019, Pedra Bonita recebeu pouco mais de 71 mil.
As informações disponíveis sobre 2020 fazem referência apenas aos meses de janeiro, fevereiro e março. Devido a pandemia, o Parque Nacional da Tijuca e o Pão de Açúcar precisaram interromper o funcionamento. No entanto, os dados mostram que a tendência dos anos anteriores do Morro da Urca ser o mais visitado se manteve, assim como da trilha da Pedra Bonita ser a segunda mais explorada. Já o volume de visitação das trilhas do Bom Retiro, Parque Lage e Pedra da Gávea se mantiveram próximos uns dos outros.
A exploração das trilhas é mais intensa no período de férias escolares. Ou seja, os meses em que recebem mais visitas em média são janeiro, junho, julho e dezembro. Em 2019, por exemplo, o mês com fluxo mais forte de visitação foi julho, que recebeu 12% dos visitantes de todo o ano. Por sua vez, janeiro, junho e dezembro receberam, respectivamente, 9%, 11% e 11% das visitações anuais. Em contraste, o mês menos movimentado foi fevereiro, que recebeu o equivalente a 5%.