Morro da Urca ganha espaço para observação de baleias em alto-mar no Rio

Em junho, teve início o período anual de observação e monitoramento de baleias-jubarte no litoral do estado do RJ; elas costumam dar ''show'', com saltos e esguichos surpreendentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Baleia-jubarte em Ipanema - Foto: Bia Hetzel/Ilhas do Rio

Neste sábado (06), foi inaugurado no Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, um espaço, aberto ao público, para que as pessoas interessadas possam observar baleias-jubarte que aparecem em alto-mar na atual época do ano.

Em junho, teve início o período anual de observação e monitoramento das baleias no litoral do estado do RJ. Elas costumam dar ”show”, com saltos e esguichos surpreendentes.

A criação do observatório, que fica a cerca de 400 metros de altura, é uma iniciativa do projeto-piloto capitaneado pelo programa ”Baleia Jubarte”, elaborado em 1988, na Bahia, e existente no Rio desde 2021.

Advertisement

Vale ressaltar que, durante a visita ao Morro da Urca, também é possível observar outros animais, como golfinhos.

Num primeiro momento, o projeto contará com especialistas tirando dúvidas e explicando o comportamento da espécie, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Outro projeto

Também neste sábado, foi inaugurada no local a exposição ”Baleias Cariocas”, com fotos feitas durante a expedição homônima realizada em 2023. As duas atividades estão inclusas no valor do ingresso de acesso ao parque.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morro da Urca ganha espaço para observação de baleias em alto-mar no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui