Entre os dias 9 de outubro e 11 de novembro a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai receber a mostra itinerante “Re-descobrindo o Brasil em Fios: 200 anos de histórias e memórias bordadas”, no Centro Cultural da Uerj (Coart), no campus Maracanã. A inauguração será na segunda-feira (09/10), às 11h, na Galeria da Passagem.
A exposição compreende 28 bordados criados por artistas de 27 municípios fluminenses, que bordaram memórias, histórias e o território em que habitam, a partir da reflexão crítica sobre o bicentenário da independência do Brasil. A curadoria é de Ricardo Gomes Lima, professor do Instituto de Artes da Uerj, e Marisa Silva, bordadeira e arte educadora.
A abertura da exposição será festejada pelo evento especial “Conversas Fiadas”, de 12h às 18h, no Bosque da Capela. O encontro, que acontece apenas na segunda-feira, vai reunir cerca de 200 artistas que estarão bordando e comercializando suas peças, em meio a músicos, instrumentistas, cantores, contadores de histórias, dançarinos, culinária típica, entre outras expressões artísticas e culturais.
SERVIÇO
Mostra Re-descobrindo o Brasil em Fios: 200 anos de histórias e memórias bordadas
Quando? Inauguração: 9 de outubro, às 11h. Visitação: de 9 de outubro a 11 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 21h.
Onde? Galeria da Passagem, Centro Cultural da Uerj (Coart), campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524.
Conversas Fiadas
Quando? 9 de outubro, das 12h às 18h.
Onde? Bosque da Capela, campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524.