O Centro Cultural da Justiça Federal apresenta a exposição Femininos Pessoais, que fica em cartaz de 20/03 a 28/04 e conta com vinte e quatro nomes da fotografia contemporânea feminina.
As artistas envolvidas utilizam o autorretrato como forma de expressar a si mesmas e refletir questões da sociedade. A partir dessa ideia, o intuito da exposição é dar visibilidade à presença feminina nas artes e lembrar a importância da igualdade e da representatividade da mulher em galerias de arte, museus e centros culturais no Brasil e no mundo.
“As mulheres são grandes consumidoras de arte, criadoras de trabalhos potentes e pesquisadoras importantíssimas da cena artística contemporânea, mas sua presença e relevância no meio ainda está muito aquém do que seria justo. Estamos tentando, com a Femininos Pessoais, mudar nem que seja um pouquinho esse cenário, uma vez que as artistas são ao mesmo tempo autoras e temas das obras, ou seja, elas detêm toda a narrativa e fazem todas as escolhas.”, revela Vivian Faingold, uma das curadoras da exposição.
As imagens contidas na mostra apresentam questões que vão desde a cobrança social pela inatingível perfeição estética até a baixa visibilidade feminina na sociedade atual. Feminismos Pessoais também leva ao público imagens poetizadas, para o corpo como abstração, para a reflexão, a beleza e a força da produção contemporânea destas mulheres.
FEMININOS PESSOAIS – Autorretrato
Uma exposição sobre o protagonismo feminino na fotografia
CCJF – Centro Cultural Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, Centro)
Inauguração 19 de março, às 19h
Visitação: de 20 de março a 28 de abril
Visita guiada com os produtores: 23 de março, às 17:30
Performance: 27 de março 12h30 às 14h
Entrada Franca