Em homenagem aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil, o VillageMall recebe a exposição inédita ‘Tesouros do Japão’ a partir desta sexta-feira (16/08). Aberto ao público, o evento leva ao empreendimento diversas atividades inspiradas na cultura oriental, assim como cópias de objetos vindos diretamente de museus japoneses. A mostra fica em cartaz até o dia 01 de setembro.
Dentre os destaques, estão a réplica do navio Kasato Maru, responsável por trazer a bordo mais de 780 imigrantes japoneses à cidade de Santos (SP) em 1908; a famosa boneca japonesa Kokeshi, de 1,80 metros de altura; um local inspirado no Santuário Pagoda Chureito, que fica próximo do Monte Fuji e tem seis metros de altura; e uma ponte japonesa, instalada em um cenário típico com direito a cerejeiras e jardim japonês, ideal para selfies e fotos em grupos.
Além disso, o público encontra filmes sobre samurais, área dedicada à cultura pop com animes, vitrines com a famosa espada katana e biombos informativos com curiosidades sobre os lutadores japoneses.
“É realmente uma viagem pela história da amizade Brasil-Japão. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos da cultura japonesa e apresentá-los de forma atrativa para o público de todas as idades”, conta Ana Brites, curadora da exposição. “A ideia é que as pessoas aprendam mais sobre os valores do povo japonês, símbolo de disciplina e persistência”, complementa.
Os fins de semana serão dedicados a apresentações de kenjutsu, a arte da espada samurai; de Taiko, tambor japonês; de Chanoyu, a cerimônia do chá; e de karatê, tradicional arte marcial; e também oficinas de ikebana, origami e nihon ryori, culinária japonesa, dentre outras.No sábado (31), das 15h às 17h, o restaurante Neo.SAN oferece workshop de comida japonesa para três turmas de até 15 crianças cada.
O Festival tem o apoio institucional da Japan Foundation, do ICBJ – Instituto Cultural Brasil Japão e da Associação Nikkei do RJ.
Para conferir a programação completa basta acessar o site