Movimento ambiental vai retirar um milhão de bitucas de cigarros das praias do Rio em 2024

Campanha de conscientização será lançada no próximo dia 23, com um mutirão de limpeza no Leme

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Com a meta de retirar um milhão de bitucas de cigarros das praias do Rio de Janeiro em 2024, o movimento ambiental Revolução das Bitucas lança uma campanha de conscientização no próximo dia 23, no Leme, na altura do quiosque Tatuí. Desde agosto, quando foi iniciado, o projeto, criado pelo advogado Bernardo Egas, já coletou, em um mês, 25 mil guimbas, resíduo considerado o maior poluente de praias e oceanos.

“As bitucas causam graves danos para a saúde da população e da vida marinha, prejudicando muito a qualidade da areia das nossas praias. O movimento nasceu da necessidade de conscientizar os cariocas dos perigos para o meio ambiente, além de tornar a orla mais limpa e segura. Comecei sozinho. Hoje, o projeto cresceu e tenho certeza de que vamos alcançar a nossa meta no ano que vem, com a ajuda dos nossos voluntários“, disse Bernardo Egas.

Segundo estudo inédito, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a cada trecho de 8km de faixa de areia, há mais de 200 mil bitucas. Com o apoio da concessionária Orla Rio e do instituto Route Brasil, a iniciativa reúne ambientalistas, ativistas, jornalistas, designers e a população, dando destinação adequada para o resíduo, que contêm acetato de celulose, alcatrão e produtos químicos do tabaco.

Projeto de lei

Advertisement

Leia também

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Fortemente afetadas pelas chuvas desta quarta-feira, Japeri e Nova Iguaçu não apresentaram plano de redução e adaptação à crise climática

Um projeto de lei (PL 2.635/2023), de autoria do deputado federal Marcelo Queiroz, está tramitando na Câmara dos Deputados, para tornar as empresas fabricantes de cigarro responsáveis pelos custos de limpeza das bitucas lançadas nas ruas e praias, estabelecendo medidas de prevenção e reciclagem dos resíduos, respeitando o conceito de logística reversa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Movimento ambiental vai retirar um milhão de bitucas de cigarros das praias do Rio em 2024

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui