Movimento ‘Clube do Samba’ celebra 45 anos com programação especial e anúncio de projetos para 2024

O projeto em comemoração ao aniversário do Clube do Samba contará com baile, roda de samba, bloco de carnaval, musical, entre outras atividades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Clube do Samba, consagrado como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, está prestes a comemorar seus 45 anos em grande estilo. E a Família Nogueira, que é responsável por esse legado cultural, planeja o lançamento do “Clube do Samba 45 Anos” um movimento especial que promete uma série de atividades ao longo do ano para celebrar essa marcante trajetória.

Para dar início às festividades, Diogo Nogueira, renomado sambista e filho do fundador do Clube do Samba, João Nogueira, apresentará as ações e revelará uma logo comemorativa durante um show gratuito no Mesa Brasil, que acontece no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (14/11), com duas sessões às 20h30 e 23h.

Entre as atividades previstas, destaca-se o “Baile do Clube do Samba” uma edição especial comandada por Diogo Nogueira e convidados, marcada para o dia 8 de fevereiro de 2024. Já no Carnaval, no dia 13 de fevereiro, o tradicional “Bloco de Carnaval” realizará seu desfile na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. E para encerrar o verão com chave de ouro, haverá uma edição especial do “Festival Clube do Samba de Verão” reunindo diversos convidados para a roda de samba.

O projeto foi concebido por Clarisse Nogueira, do Clube do Samba, em parceria com Fernando Campos, do Grupo Prismah. Clarisse Nogueira, atualmente à frente do Clube do Samba ao lado de sua mãe Angela Nogueira, destaca que o movimento visa contar toda a história de João Nogueira por meio da música, ressaltando o papel social do clube que atende gratuitamente cerca de 120 crianças no subúrbio do Rio.

Advertisement

No segundo semestre de 2024, está prevista a estreia do musical “Através do Espelho” que contará a trajetória de João Nogueira e do Clube do Samba em um espetáculo único, com Diogo Nogueira interpretando seu pai. E além disso, um musical infantil intitulado “Nogueirinha – João Nogueira Para Pequenos” fará parte do projeto “Grandes Músicos Para Pequenos” de Diego Morais e Pedro Henrique Lopes. Estas produções serão gravadas em alta qualidade e lançadas em mais de 100 cidades do Brasil, por meio do Cine Palco, uma iniciativa que busca tornar a cultura acessível a diversas comunidades.

Outras atividades comemorativas incluem o lançamento do livro “É Disso Que O Povo Gosta!” uma exposição no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio, e oficinas para formar e capacitar jovens talentos através do “Clubinho do Samba” promovendo inclusão, diversidade, qualidade de vida e cidadania.

Sobre o Clube do Samba:

Em contraponto à predominância das músicas de discoteca americana nas estações de rádio e televisão, João Nogueira tomou uma decisão emblemática em 5 de maio de 1979 e fundou o Clube do Samba. Esse movimento sociocultural surgiu como resposta à “invasão” da música americana no país, nascendo de maneira modesta no interior da residência de João Nogueira, localizada no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Clube do Samba, desde seu início, destacou-se como um espaço de resistência, focado em fortalecer as raízes brasileiras. A atividade central era a realização de rodas de samba no quintal da casa de João Nogueira, tornando-se o ponto de encontro para renomados compositores e cantores da história do samba. Ao longo dos anos, o movimento contou com a participação de artistas notáveis, incluindo nomes como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Cartola, Elizeth Cardoso, Ivone Lara, Clara Nunes, entre outros, que contribuíram significativamente para a consolidação da iniciativa.

João Nogueira presidiu o Clube por 21 anos, liderando o movimento até seu falecimento em 2000. Após sua partida, Ângela Nogueira assumiu a presidência e continua no cargo até os dias de hoje. Seu compromisso é manter viva a chama do samba e, simultaneamente, dedicar esforços à formação cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Movimento 'Clube do Samba' celebra 45 anos com programação especial e anúncio de projetos para 2024
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui