O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) recomendou ao governador do Rio, Wilson Witzel a elaboração de estudo que justifique a implementação do “lockdown“, que é o isolamento total, como medida de enfrentadiante da proliferação do Coronavírus no estado.
Mesmo diante das orientações, o governador já afirmou que é preciso uma decisão da justiça para adotar tal procedimento. Nas recomendações, o Ministério Público pediu para que o estudo técnico seja “embasado em evidências científicas”.
No documento, deverá ser abordado o objetivo de suspender qualquer atividade por tempo indefinido; mensurar as desvantagens e vantagens do lockdown; e especificar as atividades essenciais que ficariam fora da decisão.
Além disso, Witzel deverá especificar ao MP como será feita a fiscalização pelo poder público e criação de um plano estratégico para transporte sanitário. A criação de uma comissão responsável pelo tema também é uma das exigências que deve ser especificada no documento.
Nesta terça-feira (5), Witzel se reuniu com a Defensoria Pública e o Ministério Público. Após o encontro, o governador anunciou que vai aumentar a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social decretadas pelo Governo do Estado.
O governador deve responder à recomendação em até esta quinta-feira (07/05). O estado do Rio de Janeiro teve, até hoje, 12.391 casos confirmados da covid-19 e 1.123 mortes decorrentes da doença.
Tem que verificar bem isso
A mão tem de ser pesada o suficiente
MAS não excessivamente
Prender é exagero em muitos casos
Veja a situação de surfistas detidos
Por acaso ficam na água a menos de 2, 4 metros um do outro?
Qualquer um que observa sabe que não.
Aí você tem na rua um fila na agência com pessoas em próximas
[…] esfera estadual, O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) recomendou ao governador do Rio, Wilso…, que é o isolamento total, como medida de enfrentamento diante da proliferação […]