MPRJ denuncia dono do Bar Popaye, em Ipanema, por homofobia

"Não quero vender chopp para gay. Não quero vocês aqui no meu bar" teria dito o dono do bar ao casal Fernando Pimentel e Rafael Monteagudo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bar Popaye / Creative Commons

O empresário Milton Carlos Caruso de Freitas, dono do Bar Popeye, localizado em Ipanema, Zona Sul do Rio, foi denunciado pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), nesta quinta-feira (18), por homofobia. Segundo a 2ª Promotoria de Justiça Penal Especializada do Rio, o empresário teria se recusado a atender dois homens em razão da sua orientação sexual. Milton Freitas também teria impedido seus funcionários de atenderem as vítimas.

Na denúncia consta que, no dia 7 de setembro de 2022, o dono do bar “agiu de maneira livre e consciente, impulsionado por motivação homofóbica” ao orientar os seus funcionários para que não servissem um chopp ao casal Fernando Pimentel e Rafael Monteagudo, no balcão do bar.

Diante da recusa do atendimento, um dos garçons teria afirmado que não poderia servir a bebida em cumprimento à ordem dada pelo dono do estabelecimento comercial. Indagado por que, os outros clientes estavam sendo atendidos e eles não, Milton de Freitas teria dito: “Não quero vender chopp para gay. Não quero vocês aqui no meu bar”.

O MPRJ ressaltou na denúncia prolatada: “O comportamento dispensado à vítima, atentatório à dignidade humana e evidenciado pelas palavras insultantes, tinha o intuito de depreciá-la por sua orientação sexual, traduzido em expressão de racismo, compreendido este em sua dimensão social, com potencial de causar-lhe odiosa inferiorização e perversa estigmatização. Agindo de forma preconceituosa e discriminatória, o denunciado violou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição da República praticou a conduta delituosa”.

Advertisement

O órgão pediu a condenação do empresário por homofobia, crime cuja pena varia de um a três anos de prisão. A Justiça também solicitou a suspensão das atividades do bar Popeye pelo prazo de três meses.

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ denuncia dono do Bar Popaye, em Ipanema, por homofobia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui