MPRJ realiza operação contra desvio de dinheiro público em Itatiaia

Cinco mandados de prisão foram cumpridos, incluindo contra o vereador e ex-prefeito Silvano Rodrigues; a operação também investiga a existência de servidores fantasmas e a prática de rachadinhas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/MPRJ

Na manhã desta quinta-feira, (15/09), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deu continuidade a Operação Apanthropía, que visa identificar e punir envolvidos em esquema de desvio de dinheiro de recursos públicos de Itatiaia, no Sul fluminense. Na ação, seis pessoas foram presas, incluindo o vereador e ex-prefeito Silvano Rodrigues da Silva.

Também são alvos da operação: Clébio Lopes Pereira, o “Jacaré”, Fábio Alves Ramos, ex-chefe de gabinete do prefeito de Itatiaia; Julio Cesar da Silva Santiago, o “Julinho”, e Édnei da Conceição Cordeiro, ex-secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia e Geilson Dias de Almeida, suplente de vereador, atuado em flagrante por porte de arma.

Clébio Jacaré é empresário e candidato a deputado federal nas eleições deste ano. MPRJ afirma que Jacaré comandou um grupo que fraudou contratos entre as empresas e o município. Na casa dele, promotores apreenderam cerca de R$ 30 mil e 3 mil dólares em espécie. O acusado declarou ao TSE ter R$ 5,1 milhões em espécie.

A Operação Apanthropía também investiga a existência de servidores fantasmas e a prática de rachadinhas.

Advertisement

Cerca de 97 agentes do MP saíram de Volta Redonda para cumprir 41 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão em Itatiaia, Valença, Angra dos Reis, no distrito de Visconde de Mauá, em Resende, e no Rio de Janeiro (RJ).

A operação é realizada por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça Junto ao Juizado Especial Adjunto Criminal de Resende e de Investigação Penal de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ realiza operação contra desvio de dinheiro público em Itatiaia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui