Mudanças na faixa seletiva da Avenida Brasil começam nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (23/04), veículos de passeio poderão circular na faixa seletiva exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e feriados, e nos horários fora do pico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da Avenida Brasil - Foto: Prefeitura do Rio

A partir desta terça-feira (23/04), no feriado de São Jorge, novas regras viárias passarão a valer na Avenida Brasil. A principal alteração é o fim da faixa seletiva exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e feriados, e nos horários de entrepico de dias úteis, ou seja, de 10h às 16h e de 20h às 5h. Nestes dias e horários específicos, veículos de passeio estarão autorizados a circular na faixa.

Os motoristas devem ficar atentos ao limite de velocidade da faixa seletiva, que permanecerá de 60 km/h com redução para 40 km/h nos locais próximos às estações. Caminhões não poderão acessar a seletiva em qualquer horário, e devem seguir utilizando exclusivamente as duas faixas da direita na pista central da Avenida Brasil.

A faixa seletiva tem 14,4 quilômetros de extensão, entre o Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e o Caju (Viaduto da Treliça). A calha à esquerda na pista central da Avenida Brasil segue exclusiva para os articulados do BRT em todos os horários.

Regras de trânsito na pista central da Avenida Brasil, no trecho entre Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e Caju (Viaduto da Treliça):

Advertisement

Faixa à esquerda da calha

Todos os dias, 24h: Exclusiva para o BRT – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Faixa à direita da calha

Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Duas faixas à direita da pista central

Todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos – Velocidade máxima de 80 km/h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mudanças na faixa seletiva da Avenida Brasil começam nesta terça-feira
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Pra quem conhece a av Brasil sabe q engarrafa a no horário de pico com 3 faixas pq sempre tem espertinhos q furam a fila na hora de pegar uma saída pra lateral, imagina tudo isso rolando só em 2 faixas… Quem fez essa merda deve andar ou só de BRT ou de helicóptero…

  2. E só não sei porque ele não colocou os caminhões com horário de 5 da manhã até às 9 horas poderia fica sem circulação e um governador muito fraco arreglo para os caminhões e f… os carros de passeio

  3. Absurdo atrás de absurdo, chega de fazer a cidade de laboratório, os engarrafamentos se estendem até o Maracanã, a Av. Radial Oeste ficou intrasitável, é muito burrice, está na hora de pensar em chamar especialistas estrangeiros, pois o Rio não tem gente inteligente para lidar com o trânsito!

  4. Deveriam mudar o nome da Avenida de Brasil para Lentanil. limites de 40km faz ela se tornar retentora em vez de via de tráfego. Vamos ver como essa nova gambiarra vai (ou não) funcionar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui