Na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, terão início as aulas da segunda turma do projeto “Mudando o Clima”, promovido pelo SINDRATAR-RJ (Sindicato da Refrigeração) em parceria com a ONG Casa Resistências, sediada no Complexo da Maré. O projeto, que já formou sua primeira turma com grande sucesso, busca qualificar mulheres de favelas para atuar no setor de refrigeração, promovendo independência financeira e novas oportunidades profissionais.
Capacitação técnica e desenvolvimento pessoal
Além de aprender técnicas de manutenção e reparo de aparelhos de refrigeração, as alunas terão acesso a orientações de empreendedorismo e capacitação financeira, oferecidas pelo Sebrae. O curso também inclui mentoria de desenvolvimento pessoal conduzida pela consultora Silvia da Costa, idealizadora do projeto, membro do Comitê Conexão Comunidades e Bairros-RJ do Grupo Mulheres do Brasil, e Líder de Núcleo Porto Seguro (BA).
“Mudando o Clima é um projeto que tivemos o orgulho de lançar e que esperamos ver replicado em todo o Brasil”, afirmou o presidente do SINDRATAR-RJ, Leonardo Salles.
Benefícios para as alunas
- Bolsa de incentivo: As participantes que concluírem o curso receberão uma bolsa de R$ 900.
- Alimentação: O programa oferece café da manhã, almoço e lanche para todas as alunas.
- Transporte garantido: Com apoio do PASI Seguros e da Firjan, o deslocamento das alunas até o centro de treinamento está assegurado.
As aulas serão realizadas no Centro de Treinamento do SINDRATAR-RJ, na Tijuca, entre os dias 25 e 29 de novembro.
Empoderamento feminino e transformação social
Para Silvia da Costa, o projeto vai além da qualificação técnica:
“O curso promove o empoderamento feminino por meio da emancipação financeira, garantindo que as mulheres tenham autonomia e possam se inserir no mercado de trabalho.”
A primeira edição do projeto já demonstrou impacto positivo, reunindo 13 alunas de diversas regiões do Rio e da Baixada Fluminense. Entre elas, está Flávia Francisca da Silva, moradora de São João de Meriti, que agora planeja abrir seu próprio negócio de manutenção de aparelhos de refrigeração.
“Todo mundo perto de onde moro tem ar condicionado, mesmo os mais antigos. Tenho grande chance de ser contratada para fazer limpeza e manutenção,” relata Flávia, entusiasmada com as possibilidades abertas pelo curso.
Inscrições e informações
- Data do curso: 25 a 29 de novembro
- Local: Centro de Treinamento do SINDRATAR-RJ, Tijuca, Rio de Janeiro
- Mais informações: Perfil da ONG no Instagram @resistencialesbica_
Embora a ONG seja voltada ao público LBT da Maré, o curso está aberto a todas as mulheres, sem restrição quanto à orientação sexual.